quarta-feira, 9 de março de 2011

BikeRO - Seu nascimento

É isso ai gente! Tem muita coisa pra falar nesse início.
Então, nesse período inicial, surgirão algumas postagens frequentes.
Já me perguntaram sobre a BikeRO...
Precisamos falar a respeito.
A BikeRO não existe AINDA no papel, documentada. Mas já está no coração.
Brevemente haverá o lançamento real da BikeRO. Sabemos apenas de alguns detalhes, como por exemplo, sua sede será na Tayra Eco Park no Mar do Norte. Com local para aulas teóricas, ferramentas, bikes para alunos e muita vontade de fazer o melhor para esse esporte na nossa região!
Mas vamos lá... O futuro viveremos e veremos!
Temos que começar com Macaé MTB Cup.


Esse cartaz aí, marca o início de tudo.
Meu trabalho inclui, ser algumas horas do dia, design gráfico.
Um colaborador da minha loja me liga perguntando se eu não poderia fazer  uma arte gráfica para uma "corrida de bicicleta". Logicamente me interessei pelo assunto da conversa e prontamente respondi que "sim".
Perguntei quem era a pessoa e ele me disse que era o Márcio. Bom, até então, era o Márcio.
Liguei, marquei um horário na loja pra conversar e ver qual era dessa "corrida de bicicleta".
Conversando com o Márcio vi que a "coisa" poderia ser maior. Bastava organizar algumas informações e incrementar os layouts para aumentar a divulgação.
Fui convidado a ir na pista. Aí a vontade foi maior!
Queria começar a trabalhar logo! Pois sabia da necessidade de um evento desse na região.
A carência geral do nosso esporte já impressiona. Se todos nós, bikeiros de qualquer ideologia, não unirmos forças, menores serão os incentivos. Então lá fui eu. Ajudando o Márcio como eu podia.
Barravam ele, falando que o evento não saía e ele mostrava que saía.
Não tinha dessa. Já estava marcado. Então, só restava 21 dias e muita coragem pra encarar o fato que a corrida deveria acontecer, com o imprevisto que viesse.
Visto essa situação, não pude deixar de cooperar, doando tempo, cabeça, material, enfim, comprando a causa.
Corri com tudo. Fizemos uma filmagem pra convidar a turma, site, coleta de emails, colação de cartazes, correria pra arrumar patrocinadores ( e isso é muuuuuito complicado!!!). O Paulo (de Macaé) estava "agarrado" com a abertura da pista, juntamente com o Tekinha (sogro do Marcio) lá no Campo do Morro Grande. O esforço deles resultou no esperado: os atletas (ou entuiastas) ficaram apaixonados pela pista! Tinha de tudo: single track, mata fechada, pontes, drops, DH, subidas fortes... Um verdadeiro parque de MTB.
Então, na semana do evento, Márcio indo a Rio Bonito buscar os troféus, me liga da estrada dizendo o seguinte:
"-Cara, anota aí... ROXCO... Depois você me pergunta o que é isso!!!"
"-Beleza..."
Pois é. Nem tinha acontecido o Macaé MTB Cup e já vi alterado o cenário da situação.
Antes era a preocupação: Será que sai o evento?
Naquele dia já era: O próximo evento sai!
E eu não sabia mais nenhum detalhe do próximo evento, só a certeza de que ele sai!!!
Resultado do Macaé MTB Cup: 101 atletas satisfeitos com a estrutura do evento! 101 atletas encantados com a pista! 101 atletas dizendo: "no próximo, tô dentro!!!" Tudo isso com 101 atletas inscritos... 100% de aprovação.



No dia do filme do Audax, no restaurante Ponto Tropical, conversamos sobre o ROXCO. Filme? Nem vimos o filme.
Mas vimos o filme do futuro da ROXCO. Sobre isso, trataremos já nos próximos posts. Porque já tem coisa acontecendo!!!
Mas pra fazer a ROXCO, fica a pergunta: quem tá fazendo? Na verdade é a força de vontade. É a união do desejo de cada um ver isso acontecer em Rio das Ostras, no nosso quintal.
É a vontade de ter uma pista "logo ali" pra poder dar um giro até lá e executar umas duas vezes e vir embora feliz da vida!
Mas vontade cada um tem de um tamanho.
E a do Márcio é imensa. A minha é grande, mas a dele chega a ser empolgante.
A gente brinca que ele precisa de um cabresto pra segurar tamanha agitação quando o assunto é bike.
Então, ele tirou da manga a vontade de fazer a Associação da Bike de Rio das Ostras - BikeRO, que chegou a ser chamada de PedalaRO.
Essa associação tem a filosofia de trabalhar em função do ser humano sobre a bike. Vai tratar da bike no MTB, no ciclismo de estrada, cicloturismo e onde puder ser inserida.
Crianças que quiserem iniciar, jovens e adolescentes poderão ter contato com o esporte e com a natureza que circunda e oferece habitat. Todos poderão ter aulas teóricas, práticas sobre MTB´s, mecânica de trilha, mecânica básica, acompanhamento de um profissional de saúde para alimentação e carga de exercícios e outras atividades relacionadas.
Um detalhe interessante: a BikeRO vai trabalhar ajudando os adolescentes a aprenderem sobre o MTB e esses adolescentes vão trabalhar em prol do desenvolvimento do turismo na região.
Como? A BikeRO vai promover encontros com bikers de outras regiões do país, onde serão guiados por esses adolescentes aos pontos turísticos, praias e trilhas liberadas da região.
A troca de experiências será mais um ponto forte nessa relação entre os bikers visitantes e os bikers de Rio das Ostras.
E assim vai caminhando a BikeRO. Ainda sem estar no papel, ainda sem logomarca, mas abrindo trilhas para o XCO do ROXCO na Tayra Eco Park, levando bikers para conhecer mais circuitos na região, incentivando e registrando tudo para o futuro, quando isto se tornar passado...
Abrace a BikeRO. Pedale por um mundo melhor, por mais saúde e paz!

Eduardo Almeida

terça-feira, 8 de março de 2011

Rio Dourado - Casimiro - Pedacinho do Ceu - Bicuda - Rio Dourado

Olá gente!
Estou começando a fazer alguns testes com esse esquema de "blog". Verificar os recursos disponíveis para criar e com isso dar continuidade no trabalho de colocar  a par do assunto, todos os interessados pelo BikeRO.
Nada melhor do que relatar um passeio, que aliás, será um dos trabalhos do BikeRO. Divulgar rotas e circuitos, caminhos e estradas. Conhecer novas pessoas, entusiastas, atletas, enfim, bikeiros! Então, vamos lá! Partiu!

Circuito Rio Dourado - Casimiro - Pedacinho do Ceu - Bicuda - Rio Dourado



Quem quiser mais informações sobre distância, altimetria e quiser baixar para GPS, segue o link direto para o Wikiloc:
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1526762

Vamos ao relato!
Hoje, terça-feira de carnaval, muitos bêbados dirigindo para suas casas e uma chuva na promessa. Não havariam mais motivos para dar uma boa pedalada. Então, combinado com o Marcio Gripp de partir às 8h, fomos nós para Rio Dourado, onde encontramos com Mônica e Everson.
Preparos realizados, início do pedal. Fomos nós ainda pela tranquila BR 101 até Casimiro de Abreu. Bom aquecimento com giro moderado. Marcio sempre puxando o pelotão.

De Casimiro, iniciamos a subida ainda de asfalto para o portal do Sana. Uma breve parada por lá e seguimos em direção à estrada que leva ao Sítio Pedacinho do Céu. Os sinais de barro começaram aqui. A garoa (ainda garoa) não dava trégua.

Início da subida forte. Marcio sumiu morro acima. Fui na companhia do Everson até a jaqueira.
Pra intensificar o treino, Marcio já tinha descido e subido várias vezes até nos econtrar pelo caminho e ir acompanhando até o alto.
Chegada na jaqueira, quase no alto do Pedacinho do Céu, sentado embaixo da árvore, não haveria nada melhor do que contemplar aquela altitude acumulada. Resolvemos descer e rapidamente "topamos" com a Mônica subindo, devagar, mas com determinação inigualável!
Pronto, tivemos que subir novamente para que ela pudesse dar uma descansada na jaqueira. E nesse momento contemplamos a beleza cinza que a garoa (que começava a virar chuva) nos reservava!

Bom, a Mônica já estava ali com a gente. Então, por que não descer pela Bicuda?
Fomos nós. Descendo, caindo, enlameando, enfim, curtindo! Aliás, como sempre digo: MTB é bom porque é ruim, e pra melhorar, só piorando.
Nossas roupas já eram outras. A meia da Mônica já ganhava cor marrom de sangue, por causa de um tombo numa ladeira... Coisas que acontecem.

Márcio já deu uma reclamada, lamentando o treino que tinha ido água abaixo. Então "brother", agora era só curtir a lama! Bora lá!
Aí já teve uma história com os motoqueiros que apareceram e um escapou que "empinava a traseira" como troféu de subida....  mas esse não é o blog pra se comentar isso! rsrsrsrs.
Bom, MTBiker que é biker, troféu da conquista do ponto mais alto é a tradicional erguida de bike...

Descida concluída (com muita chuva e lama), chegamos na Bicuda, com direito a uma parada para o reabastecimento.


Pit stop feito, o pedal continuou sentido Rio Dourado.
Um par de bois seguiu na estrada por muito tempo à nossa frente...
Achávamos que eles seguiriam até a BR e virariam picanha!
Por sorte os bois eram escaladores natos e subiram um barranco.
Muuuuuuuita lama. O Everson e eu, éramos só felicidade. Estávamos igual a crianças curtindo lama!

O Márcio reclamou da lama. Mas pudera, já havia pegado essa mesma lama dois dias antes....
Quem mandou não chamar a gente? Teve que topar com ela de novo!
Chegando em Rio Dourado, pausa na estação de tratamento de água pra dar um trato nas bikes e nas roupas enlameadas.


A BR agora já estava lotada. Certamente foi boa a escolha de ter vindo por terra.
Rolou um Gatorade pra dar uma levantada nos ânimos, uma despedida com promessa de macarrão na casa da Mônica. E a dúvida: era na casa da Mônica do Márcio ou da Mônica do Everson??? rsrsrsrs
Bom, pra frente isso se decide!
Gente, essa foi a primeira atividade dos "BikeRO" desde que instituída.
Nosso primeiro relato. Certamente de muitos!
E que esse circuito possa ser visitados muitas vezes por nós.
E que outros se interessem por esse esporte maravilhoso!
Pedal pra frente!
Grande prazer em conhecer esse casal espetacular.
Fiquem com Deus e boas pedaladas!

Eduardo Almeida

segunda-feira, 7 de março de 2011

Começando... novamente

Olá pessoal, será um grande prazer mediar este blog. Começarei a realizar um trabalho diário, em busca de difundir esse esporte maravilhoso sobre duas rodas que joga tanta adrenalina em nossas veias e artérias e que até ao mais experiente, permite se ver como criança.
Nosso trabalho aqui será grande! Falar de como tudo começou será o primeiro passo.
Hoje, já finda o dia. Muita pesquisa sobre blogs...
Até aprender a "mexer" já foi um tempo.
Amanhã tem pedal cedo, onde provavelmente serão discutidas informações sobre "coisas' muito legais que vocês poderão ver por ai!
Amanhã aproveito a terça-feira de carnaval (parte da tarde, é claro! De manhã tem pedal!) para começar do começo, aliás, do recomeço. Até que chegue a hora de falar sobre como surgiu o BikeRO.
Muita coisa pra surgir! E que fique registrado pra eternidade!
Um grande abraço a todos os que forem seguir!

Eduardo Almeida - Integrante do BikeRO