sexta-feira, 9 de maio de 2014

Rio das Ostras na revista Cyclomagazine


Milhares de lojistas de todo o Brasil receberão um exemplar da Cyclomaganize que tem Rio das Ostras na chamada de capa e muitas páginas sobre a feira que aconteceu na cidade.
Veja a versão eletrônica acima ou no link: http://luanda.com.br/index.php/revistas/cyclomagazine

É a "Cidade Bike" indo cada vez mais longe!

Debikeaotrabalho

#debikeaotrabalho
Uma brincadeira que deu certo!



Uma bela iniciativa do Bike Anjo de São Paulo produziu uma repercussão nacional nesse dia 9 de maio.
Várias pessoas de todo o Brasil aderiram ao movimento "9 de maio - De Bike ao Trabalho".
A iniciativa era colocar pessoas que não estavam habituadas a ir para o trabalho de bicicleta, utilizando esse meio de transporte ambientalmente correto.
"Foi a chance de ver como ir pedalando torna o dia diferente", comentou Luziara Teixeira, servidora municipal, sobre a ida ao trabalho com bicicleta. "Deu um pouco de sono durante o dia mas me senti muito melhor", completou.

Prefeitura e secretaria de Transportes, acessibilidade e mobilidade
A Prefeitura de Rio das Ostras aderiu ao movimento, convocando a população para participar, através do seu perfil no Facebook.
A secretaria de transportes fez um movimento interno e muitos que não estavam habituados, perceberam a vantagem de fazer o trajeto com bicicleta.
Equipe da Sectran que foi pedalando. Da esquerda para direita: Enemilton Gomes, Marco Ricardo, Eduardo Almeida, Cledson Santos e Luziara Teixeira.

Resultado na rede social
Uma inscrição foi feita no site do Bike Anjo, encaminhado a um site específico (http://debikeaotrabalho.org), e indicava que uma foto deveria ser tirada e postada em rede social com a hastag #debikeaotrabalho.
Pela manhã foi possível notar uma grande quantidade de pessoas postando sua façanha.

Carlos Monteiro do grupo Macaé Pedal com selfie na rede.


Que seja um exemplo para todo o ano
"Por mais que o dia de trabalho seja igual a todos os outros, a manhã deste dia nunca mais será igual às outras", comentou Eduardo Almeida, Diretor da Federação de Ciclismo Carioca.
"Bom seria se isso se transformasse em um trabalho diário. Mas já ficaria muito contente com isso se repetindo a cada segunda sexta-feira do mês", completou.
A idéia que os cicloativistas têm é de que esse movimento tenha despertado o interesse em muitos, reacendido a chama em outros. O importante é que houve grande adesão e pode ter sido um marco para novos movimentos desse tipo, colocando a bicicleta mais uma vez como o veículo inteligente, capaz de tornar a cidade mais humana, capaz de dar mais compreensão do trânsito e ambientalmente correto.
Os estudos sobre a Lei da Mobilidade Urbana (12.587/12) mostram que a bicicleta é o elemento com a maior capacidade de integração entre modais de transporte, sendo também o melhor exemplo de equipamento de de transporte não motorizado, foco máximo da lei.
A iniciativa teve resultados expressivos e foi considerada um meio perfeito para semear os conceitos da mobilidade sustentável.