quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Feira Cyclomagazine em Rio das Ostras



Feira de negócios de bicicletas esquenta o mercado do estado do Rio



Feira do mercado de bicipeças será realizada pela segunda vez na cidade de Rio das Ostras

O 9º Encontro de Negócios Cyclomagazine será realizado no Vilarejo Praia Hotel, entre os dias 21 e 23 de fevereiro. O público alvo são revendedores, atacadistas e lojistas de todo o Brasil. Os expositores são fabricantes de peças de bicicletas e importadores que estarão apresentando as novidades de mercado e produtos que serão comercializados em 2014.
A cidade foi escolhida pela empresa organizadora devido a facilidade de acesso do público que se mobiliza, também pela qualidade da cidade para a produção do evento.  De acordo com Haroldo Santos, da Luanda Editores, “é importante que todos se sintam bem e tenham a concentração para os negócios. Temos grandes marcas do país e representantes internacionais que enxergam anos de relacionamento à partir deste contato inicial provocado durante a realização da feira. Estamos aqui pela segunda vez apostando também em uma parceria futura, com a possibilidade de iniciarmos uma história de sucesso para o Estado, com a oportunidade de implantarmos um projeto que vai ser modelo no país”.
Para a secretária de Turismo de Rio das Ostras, Carla Ennes, “reafirma a vocação da cidade com a bicicleta e também com o Projeto Rio das Ostras Cidade Bike, que já é um modelo nacional. Estaremos recebendo pessoas que vão realizar negócios e também passam a conhecer a cidade, tendo a oportunidade de ver o trabalho e o respeito com o ciclista, além de conhecerem um novo local para sua agenda de férias”.
O Convention Bureau se manifestou em relação à realização da feira através de sua presidente, Paula Meireles, dizendo que é “importante para consolidar esse envolvimento da cidade com a bicicleta, além de já possuirmos uma visão externa de um destino consolidado para provas de Ciclismo, Mountain Bike e BMX, agora também para fazer negócios. Tendo em vista que a feira já aumentou de tamanho do ano anterior para este, é uma forma de alinhavar outras parcerias, pensando até mesmo em um espaço maior para sediar este tipo de evento, outros, até mesmo com apoio do poder público municipal.”

Projeto Rio das Ostras Cidade Bike 2014 e a Feira Cyclomagazine
As provas de ciclismo já estão sendo preparadas pela Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com a Fecierj - Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro -  com a previsão de aumento de 15% do número de inscritos. “Para nós que estamos lidando diariamente com o projeto, formatando as provas, legalizando e atuando nas contrapartidas sociais, nos mostra o sucesso que foi em 2013. Nossa meta é manter a qualidade e aumentar o suporte para um número maior de inscrições em 2014. Da mesma maneira que foi feito no ano anterior, a Feira de Negócios Cyclomagazine é o início do projeto, onde conseguimos firmar parcerias de apoio para todas as provas em um só momento. Agora já temos uma história de sucesso para relatar no encontro deste ano”, comentou Eduardo Almeida, diretor de projetos da Fecierj.
“O Rio das Ostras Cidade Bike é brilhante. As provas ganham o rosto da prefeitura, pois todas as secretarias se empenham para realizar cada uma das provas. Temos uma cidade com muitos ciclistas que pontuam nos campeonatos estadual e nacional. Para nós a feira é o momento de unir os investidores do ciclismo com o projeto que é feito na cidade, reduzindo custos para o município e recriando a história da bicicleta na cidade, que é o veículo do futuro, eficiente e sustentável, contribuindo ativamente na mobilidade urbana da cidade”, finalizou Raphael Thuin, subsecretário de Esportes.



Festa de aniversário de ciclista vira destaque em Rocha Leão



Chamado de "Pedal do Cachorrão", no dia 13 de fevereiro de 2014 o gosto foi especial.
O motivo da turma da bicicleta de Macaé e Rio das Ostras, todas as quintas, é ir até o distrito, pedalando, para saborear o cachorro-quente famoso no local. Nesse dia o aniversariante Carlos Monteiro, de Macaé, foi o responsável por parar o trânsito da rua, por alguns instantes.
A família dele preparou bolo, enfeitou as mesas do estabelecimento e promoveu um "boca-livre" para os bikers que comem o cachorro-quente habitualmente.
As pessoas que passavam em frente ao estabelecimento, que serve como ponto de encontro dos ciclistas, ficavam impressionadas com a aglomeração ordeira para a celebração do aniversário de Monteiro.
Momentos marcantes que certamente ficarão na memória de todos que participaram dessa festa.
A Bikero parabeniza duas vezes o aniversariante Carlos Monteiro. Primeiro pelos seus 50 anos saudáveis e segundo pela originalidade.
Paz, saúde e sucesso!






(Fotos: perfil social)

Paraesporte influencia ações de inclusão para deficientes em Rio das Ostras

(Foto: Gabriel Salles)

A criação do DEPAE - Departamento de Paraesporte - da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Rio das Ostras foi considerada uma das maiores ações de 2013, em um plano para a inclusão e acessibilidade do município.
Várias atividades foram implementadas, desde o cadastramento até a iniciação esportiva com acompanhamento especializado de profissionais com os deficientes, que se prontificaram para exercer atividades esportivas.
Logo após a criação do departamento, a Fecierj - Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro - ofertou a realização da Copa Brasil de Paraciclismo, coroando os trabalhos iniciados na cidade. O contato com o Ministério dos Esportes e Comitê Paralímpico Brasileiro acendeu uma chama necessária para mais um passo no longo caminho a ser trilhado para que as pessoas com deficiência possam ter seus direitos respeitados.
"Quando essa prova foi realizada, esbarramos em situações problemáticas, desde a hotelaria, restaurantes, calçadas e demais equipamentos que não estavam preparados para receber uma grande quantidade de paratletas. Esse foi o momento em que as preocupações vieram realmente à tona e  foi o ponto que será marcado entre o antes e depois. Hora de trabalhar, somar forças e fazer valer esse direito básico", comentou Eduardo Almeida, diretor Fecierj, morador de Rio das Ostras.
Através do convite de Raphael Thuin, a diretora da Special Olympics Brasil, Ana Paula Soares esteve presente na reunião, revelando que 3 atletas da cidade estão pré-selecionados para participar da Copa do Mundo na Malasia.
A reunião com o Prefeito Sabino teve como objetivo reunir o secretariado e representantes da sociedade civil organizada para que fosse criada uma comissão para que as diretivas possam ser atualizadas e colocadas em prática.
Um dos maiores legados dessa reunião foi o nascimento definitivo do Departamento de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, da SECTRAN, que será responsável por diversas análises, inciando com as escolas, depois plano cicloviário com compartilhamento incluindo cadeirantes, revisão da acessibilidade nos prédios públicos, estendendo a ações como implantação de semáforos sonoros e melhoria do acesso de pessoas com deficiência até as praias.
Cada setor orgânico do município saiu com demandas, como é o caso do Turismo, que deverá propor cardápios em Braile e classificação de acessibilidade das pousadas.
Quando informado sobre a sequência de desdobramentos desde a realização da Copa Brasil de Paraciclismo, Claudio Santos, presidente da Fecierj, comentou que "o estopim foi aceso na SEMEL, com o Secretário Betinho e Raphael Thuin e agora a explosão atingiu toda a cidade e certamente será ouvida por todo o estado do Rio. É sempre bom ver que o esporte tem alavancado ações com essa envergadura".

Reportagem da PMRO abordando o assunto: http://www.riodasostras.rj.gov.br/noticia2098.html