quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Nova sinalização viária já facilita circulação dos ciclistas

Ciclistas devem utilizar as travessias cicloviárias, sempre atentos. Motoristas devem ter a mesma atenção e dar a preferância para a travessia dos ciclistas.

Os ciclistas de Rio das Ostras já estão utilizando as conexões das ciclovias do Município. As faixas pintadas de vermelho servem para delimitar o trecho de passagem das bicicletas e conferem um tráfego mais seguro nesses locais. Quem utiliza a bike como meio de transporte na cidade aprovou a iniciativa da Prefeitura.

A ciclista Franciele Batista diz que o “tapetão vermelho” vem chamando a atenção de todos, mas ressalta que é importante que as pessoas se informem sobre como circular corretamente no local.

“É como uma pista de carro: tem mão e contramão e deve ser respeitada por todos, para que exista uma harmonia no trânsito”, disse Franciele.

O casal Leonardo e Rosa Araújo defende que todos conheçam mais sobre a sinalização viária, ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres. Leonardo disse que como ciclista há 25 anos observa que a sinalização em Rio das Ostras, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, é uma das melhores na região.

“Além de sinalização horizontal, temos uma excelente sinalização vertical, que precisa ser respeitada para o bem de todos”, completou o ciclista.

A moradora Maria Isabel da Conceição usa a bicicleta diariamente para ir para o trabalho. Ela já sofreu um acidente, causado por um motorista que desrespeitou a sinalização da via.

“Há seis meses fui atropelada por um motorista que avançou o semáforo. Mas acho que é uma questão de tempo. As pessoas vão apreender a respeitar, até porque o uso de bicicleta na cidade é cada vez maior”, diz Maria Isabel.
 

COMO UTILIZAR – Eduardo Almeida, assessor de Mobilidade Urbana da Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, explica que as conexões cicloviárias são os pontos mais importantes para ciclistas e motoristas – onde os meios de transportes não motorizados e motorizados se encontram.

Ele lembra que, de acordo com a legislação, nos trechos onde há semáforo, todos devem respeitar a sinalização luminosa; carro, bicicleta e os pedestres. Onde não há semáforo, a preferência de passagem é das bicicletas, exceto nas agulhas de desaceleração da RJ-106 para as vias arteriais paralelas, onde os ciclistas devem parar e observar, até mesmo como medida defensiva.

Onde existir área de proteção para ciclistas, como círculos amarelos ou "áreas zebradas brancas", os carros devem reduzir a velocidade e, se necessário, parar.

Nas vias compartilhadas entre ciclistas e pedestres é muito importante que haja um cuidado maior sobre quem caminha. Os ciclistas não podem forçar ultrapassagem nem andar em alta velocidade, evitando assim, acidentes que podem ter gravidade.

"Atenção é a palavra chave. Esquecer os celulares, principalmente, e interagir com o trânsito e com o tráfego de ciclistas. Atenção total na direção é a melhor maneira de usar as conexões cicloviárias", completa Eduardo. 


  Ciclistas devem usar as ciclovias obedecendo o sentido de fluxo correto, sempre à direita.


Nas áreas de protação, ciclistas devem observar o fluxo de carros antes de cruzar a via; caso tenha semáforo, deve obedecer o sinal luminoso.


 Nas vias compartilhadas, ciclista deve cuidar da segurança do pedestre.

Prefeitura sinaliza e conecta ciclovias da Cidade

 A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos dentro de 30 dias.

A Prefeitura de Rio das Ostras começou esta semana a sinalizar as vias da cidade, conectando as ciclovias. O trabalho foi realizado na Avenida dos Bandeirantes, na entrada de Ouro Verde, e na Avenida Campomar, em Cidade Praiana. O objetivo da Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana é oferecer mais segurança aos ciclistas nos pontos mais críticos, que são as travessias urbanas.

O projeto de Conexões Cicloviárias da Cidade está previsto no Plano de Mobilidade Urbana de Rio das Ostras e ainda atende à Lei Federal 12.587, de 2012, que prioriza ações imediatas para o transporte não motorizado.

Rio das Ostras conta atualmente com 21 quilômetros de ciclovias, nas mais diversas localidades. E a previsão é estender essa malha a 50 quilômetros, conforme prevê o Plano Municipal.

O projeto está dentro da mesma Anotação de Responsabilidade Técnica - ART do sistema de redes de transportes coletivos e aprovado pelos arquitetos e engenheiros da Prefeitura. O trabalho de sinalização está sendo feito com recursos provenientes das multas de trânsito.

“Nossa intenção é ampliar o sistema cicloviário, oferecendo diferentes tipos de ciclovias por todo o Município, marcação de cruzamentos, sinalização específica, ciclofaixas de mão dupla e mão única e zonas de velocidade controlada. Esses são alguns exemplos do que já estamos implantando”, explica Eduardo Almeida, especialista no assunto e técnico da Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana. 


O especialista técnico Eduardo Almeida, fala da importância da sinalização das ciclovias.

A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos dentro de 30 dias. A equipe também deu inicio à instalação de guarda corpo nas paradas de ônibus instaladas ao longo da Rodovia Amaral Peixoto, na área do Centro, onde é maior o fluxo de pessoas. O próximo passo é sinalizar as conexões das ciclovias no Centro da Cidade.