quinta-feira, 5 de junho de 2014

Video Cobertura do Pedal das Crianças em Cantagalo

Curta um video espetacular desse passeio!
Começando pequeno, com apenas 50 pessoas, por se tratar de zona rural.
Mas a semente já foi lançada!



segunda-feira, 2 de junho de 2014

Encontro marcado na internet reúne ciclistas em busca de aventura

"Rolezinho na trilha"



Um convite no Facebook foi o ponto de partida para que mais 60 ciclistas se encontrassem nas cidades de Casimiro de Abreu e Aldeia Velha.
O objetivo dos grupos que se formaram era chegar até o topo da montanha, no Encontro dos Rios, em Lumiar. Cada um com uma aventura diferente, com níveis de dificuldades que também eram bem distintos.
O grupo que partiu de Casimiro entrou pela localidade de Cachoeiros, passou pelo portal do Sana, continuou por trilhas até a localidade de Cascata. De lá subiram pelo asfalto até o objetivo, onde voltaram a percorrer trilhas até realizarem uma descida espetacular de 10km até Aldeia Velha.
O grupo que saiu de Aldeia subiu até Lumiar, de onde retornaram pelo mesmo trajeto.
"Enquanto pessoas promovem os rolezinhos em shoppings, procuramos uma atividade mais ambiental, onde podemos desfrutar de bons momentos juntos com os amigos", comentou Alex, um dos participantes.
A pedalada reuniu pessoas de 8 cidades como Rio Bonito, Rio das Ostras, Macaé, Niterói, Itaboraí, Rio de Janeiro e Quissamã.
O grupo prometeu que novos encontros no estilo "rolezinho" voltarão a acontecer. A cidade de Santa Maria Madalena deve ser o próximo local escolhido.





Link para o grupo no Facebook onde a turma marcou a pedalada:

Pedalada Ambiental - Sucesso de projeto


Pedalada ambiental é sucesso de projeto na sua primeira versão

Ciclistas em contato direto com o ambiente, percorrendo trilhas até o Parque do Atalaia.

No dia 1º de junho foi realizada uma pedalada em Macaé onde o ambiente era o motivo e a bicicleta o meio.
Mais de 70 ciclistas se reuniram em frente à prefeitura da cidade, de onde saíram em comboio pelas estradas e trilhas da região até o parque do Atalaia, percorrendo 82km no total.
Chegando no parque os ciclistas foram recebidos com uma farta mesa com frutas, sucos, bolos, pães e café.
Uma palestra sobre o parque e as ações que estão sendo realizadas hoje no local foi o ponto alto do pedal. Reunidos na dependência do parque, ficaram atentos a todas as informações passadas.



Pausa para uma palestra ambiental.

De acordo com Paulo Lopes "os ciclistas estão ficando mais atentos ao meio ambiente que os cerca. Ação como essa é importante para criar consciência sobre o cuidado com o caminho por onde passamos, nos dando garantia de termos espaço aberto para o uso de um veículo ambientalmente correto."
Da pedalada participaram o vice presidente da Fesportur, Rodolpho Oliveira, e o secretário de ambiente da cidade, Guilherme Sadenberg. Os ciclistas foram recepcionados pelo presidente da Fesportur, Antonio Luiz.



Rodolpho Oliveira fez questão de participar com a turma.

O destaque foi a presença feminina na pedalada. Bebel deixou muitos homens para trás durante o percurso com sua bicicleta de quase 20 kg. Outra que se destacou foi Bel, andando lado a lado com seu marido, enfrentando todas as dificuldades do trajeto com disposição.



 Bebel esbanjando disposição, sempre ao lado do marido.

Bel com sua bike pesada andando junto com o comboio.

As ações de pedalada não vou parar por aí. Encontro na câmara municipal para tratar do plano cicloviário e pedalada para inaugurar conexão de ciclovias dos cavaleiros, já estão as portas.
A pedalada foi uma iniciativa da Secretaria de Ambiente da prefeitura de Macaé, onde os ciclistas foram guiados por Paulo Lopes, contando com sua vasta experiência no mountai
n bike.


Ciclistas percorrendo estradas de chão no caminho para o Parque do Atalaia


Fotos: Roque Rol