quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Pedalada das Crianças - Quinta Edição

Mais uma Pedalada das Crianças será realizada, sendo a quinta edição da inciativa.
É parte do projeto "Conhecendo e Reconhecendo Rio das Ostras", da Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Município de Rio das Ostras (SEMED).
A pedalada tem como público alvo as crianças da rede de ensino municipal,  onde algumas escolas serão selecionadas de acordo com a proximidade da rota da pedalada.
Os grupos de ciclismo da cidade estarão participando do evento, auxiliando no balizamento das crianças.
De acordo com Laureliane Sales, "andar de bicicleta é um hábito de grande parte dos nossos alunos. Nossa cidade tem condições de ser sustentável e a bicicleta é um dos caminhos para a formação dessa consciência. Embora o momento seja de dificuldade financeira, além das burocracias habituais, não podemos deixar esses eventos de lado. São momentos mágicos para as crianças e para nós professores. Além de aprenderem sobre pontos turísticos da cidade e curtirem um visual deslumbrante, as crianças estão se socializando e praticando a mobilidade sustentável".
A pedalada será realizada no dia 12 de setembro, sábado, concentração às 8h e saída às 9h, O percurso será da Lagoa de Iriry até a Praça do Centro, passando pela orla de Costazul e ponte de madeira.
Haverá sorteio de 1 bicicleta.
Leve seu filho, sobrinho, neto, afilhado, ou simplesmente vá para prestigiar a pedalada!




Curso Básico de Primeiro Socorros para Ciclistas

Palestra sobre Primeiros Socorros específica para ciclistas 
faz parte de conjunto de inciativas do 
Projeto Rio das Ostras Cidade Bike.


Ciclista Bruno Lima sendo resgatado após acidente, no distrito de Rocha Leão. 
Foto: Lia Vieira

O número de pessoas que têm aderido ao ciclismo como esporte é grande. Em Rio das Ostras as pedaladas são frequentes, com calendário semanal e aos finais de semana acontecem encontros entre diversos grupos de ciclistas. Muitos participam de eventos locais e em outras cidades, promovendo integração e momentos de lazer e atividade física.
Com o aumento de ciclistas tem crescido também o número de acidentes, desde pequenas quedas, que fazem parte do aprendizado daqueles que iniciam no esporte, como também acidentes com gravidade média e alta.
"Até o momento não registramos acidente grave que tenha terminado em óbito dentro do ciclismo esportivo da região. Os participantes têm o hábito de usar capacete, luvas, óculos e calçado fechado ou sapatilhas. Os integrantes dos grupos de ciclismo da cidade incentivam os demais a utilizar a proteção e certamente esse fato contribui para a redução da gravidade dos acidentes. O mais importante é que os ciclistas tem consciência da importância dos equipamentos de segurança,sendo mais cautelosos mesmo nas situações de trânsito urbano", afirma Eduardo Almeida, representante da Bikero, diretor da Fecierj - Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, residente na cidade.
Vladimir Paschoal Macedo, que iniciou no ciclismo esportivo há 9 meses, buscou um ambiente que lhe agradasse em uma atividade física que pudesse ofertar emoções diferenciadas daquilo que já havia experimentado, além de vivenciar uma boa integração social. Preocupou-se com seus "amigos de pedal" e buscou apoio junto à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras, para que uma palestra fosse feita exclusivamente para os ciclistas praticantes de Mountain Bike e Ciclismo de Estrada. "A motivação de buscar apoio para a realização dessa palestra se deu pela preocupação com o grande aumento de ciclistas e os incidentes que ocorreram. Percebi a importância de se difundir noções de primeiros socorros entre os ciclistas. Em alguns casos de acidentes o socorro pode demorar a chegar por estarmos em lugares distantes e essas noções podem ser decisivas. Além do mais essa palestra vai incentivar os ciclistas a fazerem cursos sobre primeiros socorros mais abrangentes", complementou Vladimir.
A palestra será ministrada no salão de festas do condomínio Village Marilea 1, no dia 11 de setembro às 19h. Os interessados deverão enviar email para bikeriodasostras@gmail.com com nome, RG e CPF. Não haverá taxa de inscrição, porém as vagas são limitadas.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Classe C1 na Taça Brasil será usada como elemento de marketing para 2015

A organização dá sinais de que o aumento de Classe, consequentemente o aumento de pontos no ranking mundial, será o elemento central de marketing para o ano de 2015.
Confira o primeiro contato feito por imagem compartilhável:


Todas as informações do evento estarão no site:
http://mtbdeverdade.blogspot.com.br/

A Taça Brasil de MTB em Rio das Ostras agora é Classe C1

A prova de mountain bike que é realizada todos os anos na cidade de Rio das Ostras, onde a Fecierj e CBC se unem para promover um cross country olímpico de elevada qualidade técnica, recebeu mais uma indicação favorável de elevação de classe.
Iniciando o projeto na Classe C3, em 2012, passou para C2 em 2013. No ano de 2014 não houve aumento de classe. Noticiado nas redes sociais pelo presidente da Fecierj, Claudio Santos, que a Taça Brasil subiu de classe para o ano de 2015, foi possível confirmar a informação diretamente do site da UCI - União Ciclística Internacional.
"Ter uma prova de MTB XCO na Classe C1 é muito importante para o nosso estado e também para a cidade de Rio das Ostras. Aumenta o interesse dos atletas internacionais, principalmente dos melhores atletas do Brasil,uma vez que o projeto tem como base melhorar a classificação dos atletas brasileiros no ranking mundial. Certamente a briga por pontos vai esquentar e teremos atletas do alto escalão internacional presente, disputando", comentou Claudio.
"Lutamos muito por isso e esse aumento de classe coroa bem os trabalhos que foram iniciados com o Projeto Rio das Ostras Cidade Bike. Evidencia o crescimento e o comprometimento de todos aqueles que pedalam por esporte na cidade", comentou Marcio Gripp, idealizador da Bikero e responsável pela pista do Tayra Ecoparque, no Mar do Norte, um dos responsáveis pela organização local da Taça Brasil.



Captura de tela mostrando a Taça Brasil com Classe C1.

Atletas da região testam pela primeira vez a pista de Bicicross de Rio das Ostras


No dia 14 de junho, atletas de Macaé e região se juntaram aos entusiastas de Rio das Ostras para o primeiro teste da Pista de Bicicross Professor Mauro Bastos.
Inaugurada em 08 de dezembro de 2014 (https://youtu.be/GArY3lOhl2s?list=PLYgvMdSLz90pHAqpEJcm6BAzfWnv8j6A2), demorou ainda um tempo até que as rampas se estruturassem e ficassem bem compactadas pela ação das chuvas e do tempo.
De acordo com alguns especialistas no assunto, é necessário que haja intempéries para solidificar os obstáculos e um processo de polimento seja iniciado.
Após um encontro entre Raphael Thuin, subsecretário de Esporte e Lazer, com Pablo Rodriguez, empresário da cidade, uma parceria foi iniciada para testar, dar o acabamento e inicializar o projeto de escolinha de BMX para as crianças e adolescentes da cidade.
Crianças da escolinha de Macaé, juntamente com os professores, vieram prestigiar o primeiro teste da pista.
Durante os testes, as crianças da cidade tiveram a oportunidade de andar nas bicicletas da AMB - Associação Macaense de BMX, doadas pela Fecierj após o início do projeto.
"Estamos prontos para iniciar um projeto aqui. Assim que iniciado a Fecierj também vai contemplar nossa pista com 10 bicicletas. Um passo de cada vez e assim vamos longe", declara Eduardo Almeida, diretor da Fecierj, residente na cidade.