terça-feira, 8 de abril de 2014

Volta Brasil Master de Ciclismo Rio



As pernas já estão em aquecimento. E esse movimento é em todo o Brasil. Atletas 'masters' do ciclismo estão se preparando para um feriado com muito esforço em busca do menor tempo para si e os maiores pontos para sua equipe.
A Volta Master de Ciclismo será etapa única nacional para definir os Campeões Brasileiros de Volta Ciclística nesse ano. Por isso, recebeu da Confederação Brasileira de Ciclismo o título de Volta Brasil Master de Ciclismo Rio 2014.
As vagas são limitadas e todas as informações serão divulgadas pelo site:
http://www.voltamaster.com.br/

domingo, 6 de abril de 2014

Pedal das Crianças - Conhecendo e Reconhecendo Rio das Ostras

Pedal das Crianças - Conhecendo e Reconhecendo Rio das Ostras


Passeio, conhecimento geográfico, avaliação física e muita festa




O sábado do dia 5 de abril amanheceu com céu de brigadeiro. A chuva da sexta-feira não tirou a esperança das crianças que estavam com vontade de pedalar. Uma singela arena estava pronta para receber as crianças da rede de ensino municipal, responsáveis e familiares. Aos poucos foram se aglomerando e em pouco tempo já haviam mais de 160 crianças, somando os colaboradores e familiares, mais de 230 pessoas.
"Sustentabilidade. É uma palavra difícil para eles, principalmente porque são crianças. Mas já sentem os problemas ambientais, do aquecimento e do trânsito. O que queremos é mostrar as ferramentas que podem ser usadas para diminuir os danos à natureza e da conscientização do uso da bicicleta como meio de transporte, que é o maior exemplo de sustentabilidade, usando energia do próprio corpo e melhorando a qualidade de vida", comentou Andrea Machado, Secretária de Educação da cidade.

Saúde
Antes da saída da pedalada e durante o funcionamento da arena, uma equipe da Secretaria de Saúde esteve presente no local fazendo testes de Índice de Massa Corporal. A proposta da ação é fazer com que as crianças comecem a despertar o interesse pelo cuidado com o corpo desde cedo. Os adultos também fizeram testes.



O percurso e a pedalada
Saindo da Lagoa de Iriry, passando pela Praia de Costazul até o Rio das Ostras, o caminho era plano, passando por ruas com pouco movimento. Durante o trajeto as crianças recebiam informações sobre os pontos turísticos e sobre a importância dos corpos hídricos, como lagoa, mar e o rio. Um carro de som foi usado para passar essas informações aos pedalantes, com a presença de um turismólogo da Secretaria de Turismo.
Havia uma segunda arena montada na área de eventos da cidade, conhecida como Camping Costazul. Neste local havia água para todos.
No retorno para a Lagoa de Iriry, o comboio de ciclistas utilizou as ciclovias da Av. Governador Roberto da Silveira, da Rodovia Amaral Peixoto e da Av. Brasília. 
"Temos certeza que esse é o caminho certo para induzir as crianças a utilizarem as ciclovias, que são equipamentos desenvolvidos para proteger quem anda de bicicleta. Temos uma cidade que se movimenta muito com bicicletas e com muitas ciclovias, que muitas vezes são esquecidas por alguns ciclistas. Começando a formar essa mentalidade desde cedo temos uma grande chance de um futuro com melhor mobilidade através da bicicleta e com isso mais sustentabilidade no trânsito urbano", comentou Eduardo Almeida, comunicador da Bikero, grupo de ciclismo da cidade. Eduardo é Diretor do Departamento de Acessibilidade e Mobilidade Urbana de Rio das Ostras.
Ao chegar, as crianças tinham mais água gelada e foram recebidas com uma surpresa especial: sorteio de uma bicicleta. Todas as crianças ganharam squeeze.





O projeto
Conhecendo e Reconhecendo Rio das Ostras é uma projeto da Secretaria de Educação, dentro do programa Eco Ostras.  Se estende de pedaladas até uma feira multi disciplinar. 
As pedaladas são auxiliadas pela Guarda Municipal, pela Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Transportes, Secretaria de Turismo e também pela Bikero, através do Projeto Rio das Ostras Cidade Bike, como compensação pelos eventos esportivos do ciclismo que são realizados na cidade.
A pedalada contou com apoio da Porto Seguro Auto.





______________
Texto: Leo Lima

Fotos: Hamilton Cardoso
Mais fotos em: https://plus.google.com/photos/114458421382639111814/albums/5999047448802027105