quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mobilidade Urbana - Pedra Fundamental


Uma reunião que aconteceu na Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, no dia 27 de agosto de, dentro da Secretaria de Obras, contou com a presença do secretariado que estará envolvido diretamente nas questões de mobilidade urbana da cidade.
Após algumas solicitações que iniciaram nas redes sociais, o Projeto Rio das Ostras Cidade Bike (PROCB), criado na Secretaria de Esportes no início de 2013, rendeu seu fruto principal. O que era esperado para o fim da temporada eletiva, chegou após 7 meses de governo, demonstrando interesse político e integração entre secretarias com a finalidade de iniciar uma história positiva para a mobilidade da cidade.
A base da reunião agendada por Raphael Thuin, Subsecretário de Esportes, era mostrar que  o PROCB retiraria do esporte a essência básica para a implantação de políticas sobre a mobilidade.
Algo muito complexo, envolvendo desde calçadas, situações especiais para deficientes, até mesmo o uso e integração com transportes de massa, a mobilidade urbana ideal é um sonho para todos as cidades do Brasil. Umas em estado mais avançado de aplicação, outras que em 10 anos ainda não saberão o que é isso, todas têm a certeza que são sementes plantadas hoje que darão fruto amanhã. E é algo necessário para ser visto e revisto em caráter urgencial.
"A missão do Cel Edson, Secretário de Mobilidade Urbana de  Rio das Ostras, será facilitada pela integração do grupo Bikero com o governo municipal. Tudo o que sabemos e vivenciamos será passado, levantamentos serão feitos e experimentos serão criados. Teremos prazer em participar desse processo. Consideramos uma pedra fundamental colocada em um arco onde certamente vamos passar", relata Eduardo Almeida, comunicador e organizador de eventos do grupo.
O subsecretário de Segurança Pública, De Paula, engajou essa batalha a favor do início real das atividades em prol do futuro do município. "O ciclismo tem um papel muito importante quando falamos em mobilidade urbana. É um veículo não-poluente, individual, ideal para pequenas distâncias. Temos uma cidade plana, ideal para pedalar e temos que aproveitar os resultados desse projeto para conseguirmos alterar o rumo do trânsito que se torna cada vez mais complicado", disse.
"Temos que criar uma identidade de coesão, de coexistência e compartilhamento. Isso é o que queremos. Os ciclistas não querem ser marginalizados, não querem andar isolado do trânsito. Somos parte do trânsito e queremos ser vistos dessa maneira. Precisamos desenhar no chão se necessário for. Temos todas as ferramentas para usarmos o mesmo espaço, tanto pedestres, ciclistas e veículos. Campanhas e aplicação dos conceitos corretos", comentou Fred Medici, eleito pelo grupo como responsável por acompanhar e informar à Secretaria de Mobilidade Urbana as questões principais sobre o ciclismo dentro da mobilidade urbana.
Na reunião também esteve pautado o ciclismo como esporte, onde mostramos as necessidades pontuais para que a cidade continue a gerar campeões, mantendo a possibilidade de eventos que somam formadores de opinião ao grupo e que também resultam em mais benefícios para o PROCB.
"Não queremos uma ciclovia para treinamento. Só queremos sinalização e respeito. E não podemos exigir um se falta o outro. Conhecemos as dificuldades do esporte, embora crescente e forte tendência no mundo todo, nós aprendemos a conviver com os carros. E a nossa mensagem será sempre essa: a coexistência", resumiu Marcus Marques, integrante do grupo Coroas do Pedal, atleta amador, eleito para cuidar da parte esportiva do ciclismo de estrada na cidade.
Os primeiros passos foram dados. Algumas ferramentas a serem usadas já foram apresentadas. Será iniciado um período de estudos e experimentações. Após essa fase, a prática será inicializada de forma pontual como laboratório.
"É bom ver que a cidade comprou essa idéia e que tudo começou com a força do esporte. Vamos estar juntos, ensinando, vistoriando e cobrando. Além de ciclista somos cidadãos", comentou Fábio Calderaro, responsável por monitorar os projetos que estiverem relacionados com o município, tanto no esporte quanto na mobilidade, quando o assunto envolver o ciclismo.
O grupo estará dividindo informações e estará promovendo passeios urbanos com a finalidade de desmitificar o uso da bicicleta na cidade. Os passeios terão como roteiro as principais rotas seguras da cidade para fazer distâncias significativas, podendo até cruzar de norte a sul, mostrando os benefícios e facilidades do uso da bicicleta.
Alguns projetos do grupo de ciclismo serão iniciados em conjunto com os projetos da secretaria, e alguns vão ter grande destaque como o uso de bicicletas elétricas. É certo que todo o conjunto de ações venham fortalecer ainda mais os processos de estudo da mobilidade urbana.
A contribuição das partes que compõem o trânsito serão fundamentais para o sucesso da proposta e também para que Rio das Ostras seja reconhecida como uma cidade pioneira no interior do estado do Rio de Janeiro no uso do ciclismo como elemento inicializador da construção de uma Mobilidade Urbana Sustentável.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Etapa Única Estadual de XCM - Madalena




Mais uma vez a cidade de Santa Maria Madalena será invadida pelo MTB.
E não poderia ser diferente.
Rodrigo Lima, organizador, Diretor de MBT-XCM da Fecierj, residente na cidade que é cartão postal da modalidade, é também o idealizador de um projeto chamado "Cidade Mountain Bike".
Palco do Estadual de XCM de 2012, de 2 Campeonatos de Downhill urbano, ponto alto (literalmente!) do STAGE ONE: De Macaé para os Braços de Dercy, a pequena e belíssima cidade é alvo da frase:"quero morar aqui", proferida por todos que têm a oportunidade de pedalar pelas maravilhosas trilhas da região.
E novamente teremos um desafio imenso.
Os melhores disputando os pontos mais altos.
E o desafio será grande. Uma verdadeira arena digna de coroar aqueles que carregarão por 1 ano o título de 'Melhor Piloto de MTB do Estado'. E a palavra piloto será levada ao extremo quando os mesmos encararem trilhas de todos os tipos, tanto em subida quanto em descida.
Os cenários... nem vamos comentar!

Desafio do Desengano
A promessa é de um desafio que cause grande impacto na memoria dos atletas. E tudo isso virá da meio ambiente perfeito da cidade que guarda o Parque Estadual do Desengano (http://www.inea.rj.gov.br/unidades/pqdesengano.asp).
O MTB é um esporte com grande apelo ecológico e tem tudo a ver com as diretrizes do Parque do Desengano.
Para homenagear o belíssimo trabalho do INEA na cidade, a prova recebe o nome do parque.
Além do mais, o INEA estará dando apoio neste belo projeto que vai mexer o esporte e a modalidade no Estado do Rio de Janeiro. 



Novos desafios
Trilhas. Muitas trilhas.
Uma logística diferente vai permitir o uso massificado de trilhas.
Um verdadeiro resgate do que a Bikero chama de "MTB de Verdade".
Retomar a raiz do MTB e sair das estradas de chão, que por incrível que pareça, são mais perigosas que as trilhas para a prática da modalidade.
"As estradas de chão em excesso tiram a beleza do esporte, as dificuldades que encontramos na natureza. As trilhas em abundância separam definitivamente os mais preparados dos mais completos. E nessa competição, de uma beleza tremenda, vários vão sentir na pele as dificuldades do mountain bike de verdade", disse Paulo Lopes, um dos responsáveis por montar o trajeto. Ele é muito conhecido por não dar trégua nos caminhos que escolhe. E o que foi conferido in loco mostra de fato sua fama.

Novidade para quem quer começar
Fácil e belo. Esse será o roteiro de quem vai fazer os trajetos das categorias que passarão pelo circuito reduzido.
Atendendo aos pedidos daqueles que estão começando a se aventurar no MTB, que sofreram em provas onde o "light" ainda era "hard", encontrarão beleza, natureza e ainda vai sobrar energia.
Mas não vão deixar de "pegar uma boa trilha".
Essa é a promessa de Rodrigo Lima.

Prova completa
Congresso técnico com informações importantes será ministrado para tirar dúvidas e dar base aos atletas que buscam a seriedade do esporte.
Ponto de corte, que anda esquecido, será reativado e seguido na "risca da lei". Até por uma questão de segurança e ordenação da organização geral do evento.
Tudo o que o esporte precisa para progredir será colocado em prática.
É o desejo dos atletas e estará sendo atendido.



Informações adicionais:

Fotos de 2012:

Fotos do Estadual de MTB XCM de 2012 pelas lentes de Hamilton Cardoso:
https://plus.google.com/photos/114458421382639111814/albums/5721422600333173489






Cartaz oficial do evento:





 

Como chegar em Santa Maria Madalena:




As estradas para Santa Maria Madalena, passando pelas principais rodovias, sejam federais ou estaduais, encontram-se em bom estado e com boa sinalização de segurança. Porém a sinalização indicativa do município é deficitária e dificilmente se encontra alguma referência em placas rodoviárias.
Entretanto, para chegar a Santa Maria Madalena é bastante fácil pegando algumas cidades como referência. Para quem vem das regiões mineiras de Juiz de Fora, Cataguases e Muriaé, e do Sul Fluminense (Resende, Volta Redonda, etc.) a referência é a cidade de Além Paraíba, distante 97,5 Km de Santa Maria Madalena.
Quem vem da capital ou da região de Campos dos Goytacazes pela BR-101, a cidade referência é Conceição de Macabu a cerca de 40 minutos.




Informações Turísticas sobre Santa Maria Madalena:


• AVENTURA • LAZER • ESPORTE • CULTURA • EVENTOS •

Madalena é um lugar privilegiado. Berço de ilustres personalidades e de um povo acolhedor é conhecida nacionalmente como “terra de Dercy Gonçalves”.
Guarda um rico conjunto urbano-paisagístico formado pelo casario em estilo colonial cercado pela vegetação de suas serras que levou Santa Maria Madalena a ser reconhecida como Cidade Histórica pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Ar puro, trilhas, montanhas e cachoeiras unem-se a pousadas aconchegantes, a saborosa comida típica da região e a um rico calendário de eventos que oferecem o melhor para o turismo cultural, o ecoturismo e esportes na natureza.

Sediada numa região naturalmente exuberante, com afloramentos rochosos esculturais em abundância, Santa Maria Madalena foi eleita como Cidade da Geologia do Estado do Rio de Janeiro, pois apresenta todos os requisitos para ser o pólo da discussão geológica fluminense. Junta-se a isto o Parque Estadual do Desengano com um dos mais importantes remanescentes de mata atlântica do país com grande endemismo de fauna e flora de onde nascem muitos rios de águas cristalinas que formam os mais belos poços e cachoeiras da região.
Compondo este ambiente temos o terceiro melhor clima do Brasil com temperaturas que veriam entre 6 e 35ºC favorecendo o turismo e a qualidade de vida durante o ano inteiro.

Santa Maria Madalena é um dos maiores e mais antigos municípios do Estado do Rio de Janeiro. As primeiras notícias que se tem desta região remontam a 1835, mas sua emancipação e elevação a município veio em 08 de junho de 1862. Sua história seguiu o Ciclo do Café sendo um dos maiores produtores do país até o início do século passado. Hoje sua economia está pautada na agropecuária, mas o turismo vem se mostrando como a atividade de maior potencial para o desenvolvimento econômico e social do município.

Onde dormir:

Pousada Kentinha
0,2 Km da largada
www.pousadakentinha.com.br
Tel: 22-2561-1148


Hotel Girassol da Serra
0,67 Km da largada
www.hotelgirassoldaserra.com.br
Tel: 22-2561-1244

Pousada Verbicaro
3,2 Km da largada 
www.pousadaverbicaro.com.br
Tel: 22-2561-1515

Camping Rancho do Marotti
4,3 Km da largada
www.flickr.com/photos/campingmarotti
Tel: 22-9969-3642


Pousada Itaporanga 
1,1 Km da largada 
www.apousadaitaporanga.com.br
Tel: 22-2561-1811

Colônia de Férias da Asperj
Rua Gwyer de Azevedo, 5 - Centro
Tel: 22-2561-1871


Pousada Rural São Gerônimo
+/- 13 Km da largada
Email: lucianomarilse@yahoo.com.br
Tel: 22-2561-1220 /22-9837-8969 / 22-9228-820


Te esperamos lá!


Rodrigo Lima - Organizador  - contato: (22) 9807-6656 (Vivo) | (21) 8335-2285 (Tim)

Trilhas São Caetano e Japão

Pedal de exploração a convite do Tiago Guedes.
Uma trilha fantástica!
Vejam o video:



Para ver o video em HD ou fazer download para ver na TV, acesse esse link:
Trilhas Sao Caetano & Japao from Eduardo Almeida on Vimeo.


Em breve estaremos voltando ao local.
Fique ligado na Bikero!


Não estaremos publicando mais alguns tracks e tivemos que retirar tantos outros do ar. É resultado de um consenso, após algumas reclamações, onde proprietários de fazendas  tiveram problemas com motos que voltaram a circular, relatando que "pegaram" o track na internet.