segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dercy - Sucesso Absoluto


Olá amigos!
A vontade de repassar as informações desse pequeno e impressionante evento, um sucesso nato do ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, era muito grande.
Estava aguardando a liberação das imagens para editar um video para o grupo, enfim, não dava para esperar mais.
E passado um pouco de tempo certamente será uma boa leitura para reviver e se interar dos conceitos que envolveram essa fonte de adrenalina e bem estar sobre a bike!




Texto publicado no Facebook, logo após o evento:


Estão me perguntando: "Me explica melhor o que é esse De Macaé para os Braços de Dercy?". Bom, realmente é meio complicado de entender. Vamos lá...


Parece competição quando vemos a tensão na "cara" das pessoas que estão preparando suas bikes.
Parece passeio quando vemos o sorriso estampado esperando o momento de sair pedalando.

Parece competição quando vemos no plano o pelotão formado e "descendo o pé no pedal.
Parece passeio quando vemos todos se ajudando a cruzar cercas e porteiras.

Parece competição quando vemos alguém comemorando seu tempo de chegada.
Parece passeio quando simplesmente a pessoa fica feliz por ter chegado.

Parece competição quando não conseguimos nem mesmo parar pra tirar fotos, tiramos fotos pedalando...
Parece passeio quando resolvemos parar num "boteco" pelo caminho e nos enchemos de coxinha hidráulica.

Parece competição quando vemos todos descendo a mil.
Parece passeio quando terminamos a descida, olhamos para o alto e contemplamos o local por onde passamos.

Enfim... to tentando explicar. Mas nem eu mesmo consegui entender ainda.
Só sei que é pesado. É hard. Nos tracks.
Onde todo mundo aprende a se virar.
Onde de fato você tem que se unir.
É um evento que acontece sem público, somente atores vendo atores.
É o momento de aprender um pouco mais sobre o próprio corpo e o equipamento.
Onde atleta vira pessoa comum e uma simples pessoa se transforma em um atleta, quase super-herói...
Uma prova-passeio ou um passeio-prova onde o troféu é a EXPERIÊNCIA!

Agora, se quiser saber na prática, 2013 tem mais!

Todos unidos pela mesma corrente!

Abraços!


















Histórico:
Um passeio que era tradicionalmente realizado nessa mesma época do ano, feito apenas entre amigos, se enquadrou em um tipo de evento que tem se tornado cada vez mais popular na Europa e América do Norte. Assim como o MTB (Mountain Bike) se dividiu em várias categorias como Downhill, Cross Country Maratona, Cross Country de Circuito, etc; o Cicloturismo que era conhecido apenas pelas viagens de bike com bagagens, em ritmo calmo e às vezes baixa quilometragem por dia, ganhou algumas divisões de subcategorias e uma delas agradou, e muito, atletas e entusiastas do MTB.
Muitas vezes o tempo é escasso para se fazer uma longa viagem de bike. Mas essa categoria de cicloturismo, de regras muito simples, faz uma “pedalada” se transformar em evento. E promete entrar com tudo no Brasil. Por se tratar de evento de dois dias, no estilo “bate-e-volta”, onde um percurso de no mínimo 100km de distância, com alto grau de dificuldade é realizado para ir e no segundo dia é feito ao contrário.
Para que se enquadre no Cicloturismo de Trilha Pesada, ou Hard Track Cycle Touring, é necessário que seja um evento com organização, apoio a cada 20km em média, passe por um mix de terrenos como trilhas, single tracks, pedras, riachos e matas. Cada atleta ou entusiasta que participa deve ter a certeza da capacidade de completar o circuito que normalmente é desafiador. É também de sua responsabilidade andar dentro das regras do evento organizado e também levar os itens básicos de reparo e manutenção de emergência e também suporte de alimentação. A pessoa que participa também fica responsável por sua estadia na cidade por onde passa o passeio-prova.
É um verdadeiro aprendizado de autosuficiência.
Uma modalidade onde um entusiasta justifica o uso de uma bicicleta usada por um atleta. Ter uma bike de excelente qualidade, peças de alta durabilidade é fundamental. Digamos que é a “desculpa perfeita” para a aquisição de um equipamento de alto rendimento.
Chega a ser difícil de separar a categoria de uma prova ou de um passeio. É um verdadeiro desafio.
E pela primeira vez esse evento foi organizado no Estado do Rio de Janeiro.
Atletas de todo Estado marcaram presença. As 50 vagas foram preenchidas em apenas 4 dias. Cabo Frio, Macaé, Rio das Ostras, Campos, São Fidelis, Rio de Janeiro, Resende e Friburgo mandaram seus representantes para esse desafio.
E pode apostar que essa moda de cicloturismo “pesado” vai pegar no Brasil. Muitos se identificam com essa modalidade que está entre uma competição e um passeio.
É o Mountain Bike mostrando cada vez mais a sua força!
















Boi na trilha
Todas as vezes que passamos por trilhas liberadas, em fazendas, sempre nos deparamos com um bois que às vezes nos observam, nos seguem e mantêm aquele respeito longínquo típico entre raças que não se comunicam.
É no espaço deles que estamos passando.
Perturbá-los é algo que nunca passa em nossa mente. Respeitamos até mesmo pelo tamanho, força e peso desproporcionais ao nosso.
Mas nesse hard track o encontro com uma boiada ficou bem marcado.
Sentiram-se acuados, deram uma volta no pasto e vieram com toda força e velocidade para abrir caminho. Quem estava no lugar errado? Nós! Mas quem ficou na "reta" deles foi Cláudio Mareli. Este sim viu de perto, alías, sentiu de perto o risco da situação.
Um susto! Um dos bois passou por cima dele. Graças a Deus nada aconteceu. Nem com a bicicleta! Mônica Furtado se jogou atrás de um mourão e deslizou para um córrego, se molhando completamente.
Passado o grande susto, risadas e adrenalina em nível alto, ficou o aprendizado: silêncio e respeito, pois NÓS somos os invasores.

A marca e o nome:
O nome De Macaé para os Braços de Dercy surgiu da idéia de prestigiar a cidade que mais respira o MTB no norte do Estado, que também é a cidade natal da ilustre Dercy Gonçalves. Essa cidade é Santa Maria Madalena. Foi a primeira cidade do Estado a abrigar o primeiro circuito de Cicloturismo Tradicional (conhecido também como Cicloturismo de Viagem ou Trip Trail Cycle Touring) regulamentado e chamado de “Volta do Desengano”. Em Março de 2012 foi realizado na cidade o Campeonato Estadual de Cross Country Maratona, elegendo os melhores pilotos por categoria do Estado do Rio de Janeiro. O percurso foi muito elogiado devido a natureza do terreno por onde passou a competição. Foi conhecida por ser uma prova dura, com mais de 4h de duração (normal é de 3h) com desníveis que “detonaram” as forças dos competidores. Então, começar o desafio de um cicloturismo de trilha pesada em Santa Maria Madalena só poderia registrar um novo sucesso.
A caricatura usada na marca é de Amarildo Lima, tem reconhecimento nacional e teve o direito de imagem cedida à BikeRO para a composição de marketing do evento.
O nome De Macaé para os Braços de Dercy teve aceitação na cidade, na associação que cuida dos direitos de imagem da Dercy Gonçalves e também de todos os atletas e entusiastas que foram noticiados do evento.
O sucesso começou correto. Desde o nome, a logomarca até o local e percurso do evento.


O evento em números:
53 pessoas sendo 49 participantes e 4 monitores
Idade mínima: 19 anos
Idade máxima: 66 anos (Tekinha – Carlos Alberto Manger)
Desistentes: 6 pessoas
6 reparos de pneus
5 reparos de corrente
1 gancheira quebrada
1 câmbio quebrado

Primeiro dia:
101km de distância
Saída: 07h15min da manhã
Chegada (média): 16:45min da tarde
Altitude mínima: 3m
Altitude máxima: 789m
2456m de acumulado ascendente
5 trechos de trilha pesada
2 desistências


Segundo dia:
104km de distância
Saída: 07h45min da manhã
Chegada (média): 17h15min da tarde
3 trechos de trilha pesada
4 desistências

Resultados
O evento inaugurou a entrada dessa nova modalidade de cicloturismo no Estado do Rio de Janeiro sendo elogiado tanto pelo percurso, que estava sendo estudado por 4 anos, tanto pela organização que atendeu perfeitamente às necessidades dos participantes.
Foi totalmente documentado e os integrantes tiveram cobertura de seguro-atleta.
Se enquadrou perfeitamente nas regras da modalidade e por isso será indicado pela Fecierj, em documento, para que a BikeRO (Grupo de ciclismo da região de Macaé e Rio das Ostras) seja a operadora do trajeto, sendo a única liberada para realizar este tipo de evento no caminho traçado.
Para os participantes a experiência foi inigualável.
O relato que temos a todo instante, principalmente através das redes sociais, é que todo mountain biker DEVE participar de um desafio como esse para conhecer melhor sua resistência física, sua capacidade de resolver as situações adversas, dominar a bike e curtir a verdadeira essência do MTB em todos os tipos de terreno.
Sob a ótica dos organizadores a realização é um marco para o mountain bike do Estado.
É um evento que será precursor de tantos outros que surgirão dentro dos mesmos moldes e padrões. Além de trazer o estudo teórico, revelando a nova vertente esportiva, levou para a prática 50 pessoas com estilos de vida diferentes, mas que possuem a bike como denominador comum. Organizar o primeiro evento da categoria aprendendo a lidar com novas regras e um grande desafio, onde os participantes estão sujeitos a todos os riscos do MTB é de imensa responsabilidade. Toda essa esfera de riscos do esporte foi responsável por “adrenar” todos, seja organizador, seja participante.

Título do Evento:
De Macaé para os Braços de Dercy

Categoria esportiva:
Ciclismo

Subcategoria:
Cicloturismo de Trilha Pesada – Hard Track Cycle Touring.

Data de realização:
14 e 15 de Julho/2012.

Cidades:
Macaé e Santa Maria Madalena.

Idealização:
Paulo Lopes (Paulo Empório como é conhecido).

Organização:
BikeRO, através de Paulo Lopes, Rodrigo Lima e Eduardo Almeida.

Apoio/Patrocínios:
O evento realizado contou com o apoio da Fecierj – Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, dos órgãos públicos: Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros da região de Macaé e de Santa Maria Madalena, da Prefeitura Municipal de Santa Maria Madalena e da Defesa Civil.
Teve patrocínio da Bike Center, Empório Mineiro, Brazão, O´Born e Systema.
Faz parte do programa Rio Estado da Bicicleta no desenvolvimento de todas as vertentes do ciclismo no Estado do Rio de Janeiro.
Canal Woohoo: apoio e difusão de imagens com reportagens do evento.