quinta-feira, 5 de abril de 2012

Taça Brasil de MTB XCO - 19 e 20 de maio em Rio das Ostras


Olá amigos do pedal!
Foi dada a largada para mais um evento de grande importância para o calendário nacional.
Uma prova com chancela Fecierj, CBC e UCI, última com classificação válida para definição dos pontos dos atletas que vão participar, representando o Brasil, nas Olimpíadas de Londres 2012.
Através do blog você poderá acompanhar o passo a passo até o dia da prova e também a cobertura do evento.
Após a visita do Presidente e Vice-Presidente da Fecierj em Rio das Ostras, na época em que a pista do Tayra Eco Parque recebeu a última etapa do Carioca de MTB, ficaram satisfeitos com a qualidade técnica e foi iniciado um projeto para que fosse palco de uma decisão importante.
"É realmente uma pista construída à mão. É espetacular ver o trabalho que foi feito! Onde nada existia, agora temos uma trilha que tem tudo a ver com o que os nossos atletas brasileiros têm lá fora. Subidas muito técnicas, partes muito fechadas, partes abertas, raízes, troncos, pontes, rock garden, de tudo um tudo! Agora, com a exigência da UCI e o aumento do circuito, a estrutura principal do evento sendo montada no centro do distrito vai aumentar a proximidade com o estilo de pista que estamos vendo nos mundiais. Será um grande prazer poder fazer parte dessa festa e poder estar  ali pra ver uma decisão tão importante. Os atletas que batalharam para colher os pontos terão um local perfeito para colocar em sua bagagem os louros da vitória!", declarou Claudio Santos em sua visita.


Toda a pista foi percorrida e estudada para ser iniciado os trabalhos de adaptação para as regras UCI.




O projeto de estruturação já foi apresentado e todo o trabalho de marketing do evento já foi iniciado.
Toda a festa está sendo cuidadosamente calculada pois além de estarmos recebendo atletas de várias partes do País, teremos também a presença de atletas internacionais que estão buscando seus últimos pontos de garantia para Londres 2012.
Através de uma reunião com o Prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, uma grande parceria do Município com a Fecierj foi estabelecida.
Estreitar esse laço é importante para o desenvolvimento esportivo, assim como no aspecto turístico que esses eventos provocam, também pelo lado social. Essa aproximação garante ferramentas futuras para que a cidade possa receber incentivos em prol da mobilidade urbana, por exemplo, que afeta diretamente a sociedade.



Muitas notícias virão!
Até mesmo para o ciclismo de estrada que ainda não tinha sido mobilizado, Rio das Ostras certamente receberá uma etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo, que é considerada um "pré Tour do Rio".
Randonneur, Cross Country e agora Ciclismo de Estrada! Certamente, em breve teremos ótimas notícias relacionadas ao Cicloturismo e à Mobilidade Urbana.
Vamos trabalhar porque queremos festa!
Estamos em momento de fechamento de patrocínios, apoiadores e preparação de toda a vestimenta do local de estruturação do evento.
As documentações seguem em cronograma normal e os projetos da pista e da base da competição já estão definidos.
Preparando todas as informações para aqueles que vão estar em nossa cidade, ficarem por dentro de locais de hospedagem, pontos turísticos, eventos na época da competição, locais de alimentação e tudo mais!
Queremos que seja uma festa do esporte e para isso vamos trabalhar!
Alías, vamos PEDALAR!
Pois esse verbo resume tudo. Desde integração social até mesmo o esporte maravilhoso que compreende!

Acesse regularmente o blog ou cadastre seu email através de bikero@bol.com.br. Assim, você vai poder acompanhar em tempo todas as informações.

Eduardo Almeida

Segue abaixo release oficial do evento:



Rio das Ostras receberá no dia 20 de maio um evento que vai definir as vagas brasileiras para as Olimpíadas de Londres 2012.

No dia 04/04 o Prefeito Carlos Augusto recebeu o presidente da Fecierj (Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro), Claudio Santos, com a finalidade de disponibilizar o município e estruturar uma prova de Cross Country Olímpico de Nível Internacional. Uma prova da categoria de Mountain Bike, considerada a fórmula 1 da modalidade – por ser realizado em circuito fechado e por manifestar grande interesse das empresas montadoras – é um esporte de força, equilíbrio e superação. Trilhas fechadas, rampas, descidas íngremes, pedras e subidas escorregadias são os elementos que vão dar a dificuldade necessária para que os pilotos do Brasil, juntamente com pilotos internacionais, possam pontuar e os melhores possam representar o esporte em Londres. A prova contará com Árbitro Estadual que será o próprio presidente da Fecierj, Árbitro Nacional representado pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e também Internacional representado pela UCI (Union Cyclist International – União Ciclística Internacional).
“A bike está na moda, na mídia. Apoiar qualquer evento de ciclismo abre portas para governo municipal que tem olhos para as bicicletas e também consegue enxergar mobilidade urbana além do esporte”, relata Eduardo Almeida, comunicador da BikeRO, grupo que trabalha ativamente no município em prol da bicicleta esportiva e mobilidade urbana.
Em uma época em que a bicicleta está em foco com grandes eventos acontecendo por todo o mundo, a cidade de Rio das Ostras será o palco e centro das atenções no momento em que será revelado o nome do Atleta Brasileiro que, em sua bike, estará com a camisa do Brasil nas Olimpíadas.
Depois que o Tour do Rio passou pelo município de Rio das Ostras, o Governo Municipal começou a observar os benefícios de eventos ligados ao ciclismo, que sempre teve bom histórico em vários itens analisados, até mesmo como alto nível de geração de turismo.
Sobre o tour do Rio, Cláudio Santos, presidente da Fecierj disse que “Em nenhuma outra etapa tivemos uma participação tão efetiva da população e da prefeitura. Foi uma recepção calorosa do público e isso se refletiu nos atletas porque todos comentaram a respeito. A estrutura do evento ficou fantástica e isso nunca será esquecido! E Rio das Ostras será contemplada novamente com mais uma etapa”, reafirma.
A chegada de atletas de todo país e de alguns outros países, vai mexer com a cidade. Atletas que na maior parte das vezes, viajam com a família para participar de um evento desse porte, estarão conhecendo Rio das Ostras, seus pontos turísticos, movimentando pousadas, hotéis e restaurantes.
Outras provas que foram apoiadas pela Prefeitura, como o Audax também levaram o nome do Município para vários meios de comunicação e mídias.
Algumas empresas fabricantes de bicicletas estarão presentes na prova, analisando o desempenho dos atletas que compõem suas equipes.
Será uma festa do esporte com muita bicicleta, emoção e adrenalina.

Precedentes
Rio das Ostras, uma cidade à beira-mar, plana, sem montanhas, não seria o local ideal para a prática do mountain bike (MTB) em primeira análise.
“Em Rio das Ostras, quando queremos subir morro a fim de treinar, temos que ir para o morro do parapente em Cantagalo ou para o morro da antena em Rocha Leão. Ainda assim são pequenos. Seria muito bom se tivéssemos uma serra...” diz Eduardo Almeida sobre a falta de montanhas para a prática do esporte. Os atletas de Rio das Ostras que querem treinar o estilo Cross Country Maratona procuram as serras macaenses. Mas o Cross Country de Circuito (XCO) é disputado em circuito fechado, dando-se voltas.  A cidade que não tem serras, entrou no mapa de provas do estado, quando sediou o ROXCO – Rio das Ostras Cross Country de Circuito – que foi a última etapa do ranking 1 da Fecierj.
“Se não temos morro, a gente faz trilhas técnicas pra andar em circuito” diz Marcio Gripp, que desenhou o circuito aproveitando algumas trilhas e abrindo outras novas no Tayra Eco Parque, no Mar do Norte. A dificuldade de andar no circuito é alta e realmente testa os limites físicos e emocionais do atleta. Cinco voltas no trajeto é suficiente para acumular altitude para chegar em Friburgo.
O Tayra Ecoparque é uma reserva natural de propriedade privada que antes era frequentada apenas pela Associação de Caminhantes de Rio das Ostras. Com a reestruturação das trilhas internas, passou a ser frequentado pelos bikers que buscavam lá um contato com a natureza e queriam adquirir a destreza de pedalar por trilhas. Esses atletas, muitos deles integrantes da BikeRO, têm o Tayra como sua segunda casa tamanho é o cuidado que eles têm com o local. Essa pista tem grandes possibilidades de ser indicada ao COB – Comitê Olímpico Brasileiro – para ser zona de aclimatação para os Atletas Internacionais nas Olimpíadas Rio 2016. Levando em consideração até mesmo a capacidade turística e hoteleira do município para agregar dados ao pedido.
O evento será realizado nos dias 19 e 20 de maio de 2012 no Mar do Norte.  Será aberto ao público e terá entrada franca. Serão utilizados trechos urbanos para completar a distância exigida pelos órgãos internacionais. Mais informações estarão disponíveis no blog da BikeRO (HTTP://bikeriodasostras.blogspot.com).