quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Etapa única do Estadual de MTB Cross Country será realizada em Rio das Ostras


A pista é bem conhecida por ser palco da principal competição de MTB Cross Country do Estado do Rio da Janeiro. Dentro do Tayra Ecoparque, no Mar do Norte, a cidade de Rio das Ostras vai receber a etapa que vai definir os campeões estaduais, em um combate único.
“Temos que estar preparados pois não tem circuito melhor no estado. Muito técnico, preso e mostra o que é o verdadeiro cross country. Estou treinando há algumas semanas, buscando circuitos  técnicos.  O Estadual tem que ser a prova mais difícil. É uma disputa por um titulo que os atletas carregam por um ano inteiro. Não é questão de regularidade como no ranking. Vale seu dia, seu momento e sua dedicação para essa prova única”, comenta Everson Furtado, morador de Rio das Ostras, que estará competindo na prova, no dia 9 deste mês, na categoria Sub-40. Sua esposa, Mônica Furtado, estará competindo na Elite Feminino.
O ciclismo vive um momento especial em todo o mundo. Seja como equipamento de esporte ou como veículo de transporte, a bicicleta tem mostrado uma grande força, com um número de adeptos crescente e vários grupos se formando na cidade.
A cidade de Rio das Ostras possui um projeto chamado “Projeto Rio das Ostras Cidade Bike”, considerado o maior projeto indutor do Brasil. “Tudo é feito com um custo muito baixo. Conseguimos parcerias externas que sempre fortalecem nosso trabalho e nos ajudam a fazer provas com qualidade, sempre bem vistas pelos atletas. Esse estadual é uma contrapartida da Federação de Ciclismo do Rio diante do que a prefeitura tem apoiado os ciclistas da cidade. Sabemos que essa prova seria realizada em outra cidade, por conta da realização de provas nacionais precisou de ser direcionada para outro local. Não perdemos essa oportunidade de solicitar à Fecierj para que fosse realizada aqui. É uma chance de fortalecer nosso projeto com custo zero, deixando o Rio das Ostras Cidade Bike cada vez mais forte”, disse Raphael Thuin, Subsecretário de Esportes.
Para o presidente da Associação de Moradores de Mar do Norte , Pablo Medeiros, “é importante para o bairro e reflete o trabalho que já está sendo feito na cidade. Aquece o comércio o local, teremos 2 pousadas do bairro certamente lotadas, além de outras da cidade que também estarão recebendo atletas. É importante para a divulgação do bairro, que é referência em meio ambiente, pois temos aqui a Árie de Itapebussus, Parque Municipal e o próprio Tayra Ecoparque. É um esporte é ligado ao meio ambiente e faz a conscientização para preservação da área. Além de tudo isso, vem influenciando crianças, onde vemos várias delas rodando pelo bairro com suas mountain bikes”.
Essa prova é uma realização da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro com patrocínio da Amazonas Bikes, com apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, O´Born, Systema e Tayra Ecoparque.