domingo, 13 de setembro de 2015

Palestra sobre Primeiros Socorros para ciclistas é realizada pela primeira vez em Rio das Ostras



Foto: Bikero

Com participação de ciclistas de vários grupos da cidade, socorrista do Corpo de Bombeiros de Rio das Ostras deu noções básicas de Atendimento Pré Hospitalar.

Após alguns acidentes que ocorreram com ciclistas de grupos da cidade, uma iniciativa foi tomada na busca de apoio junto à secretaria de saúde, para que fosse realizada uma palestra sobre Primeiros Socorros específica para a classe.
"São muitas pessoas pedalando e precisávamos de uma orientação sobre os procedimentos básicos que devemos adotar até a chegada do socorro. Pedalamos em áreas distantes e nem sempre estamos em local de fácil acesso e o socorro pode demorar. Saber o que fazer nesse meio tempo pode ser a grande diferença entre uma tragédia e um susto" - comentou Vladimir após a palestra, ciclista responsável pela iniciativa.
O socorrista De Mello, lotado no Corpo de Bombeiros da cidade, tem 25 anos de experiência e uma  didática que surpreendeu os participantes. Além de apresentar situações básicas do APH - Atendimento Pré Hospitalar - ele trabalhou nas situações de prevenção de acidentes para os ciclistas.
"Manter as pessoas cientes da rota, do tempo que precisa pra executar sua pedalada, dos pontos de referência, nunca andar sozinho e ter sempre em mãos um pequeno kit de primeiros socorros pode salvar uma vida. E a manutenção desse procedimento vai fazer o esporte progredir ainda mais" - disse De Mello, durante a parte de conscientização.
O socorrista aconselhou o grupo a buscar outros módulos de aprendizagem sobre Primeiros Socorros, até mesmo curso de recuperação em áreas remotas. 
Os ciclistas da cidade vão preparar um mapa com as rotas usuais, nomes das trilhas e seus pontos de referência, bem como o calendário semanal das pedaladas em grupo. Este mapa será entregue oficialmente à unidade local do Corpo de Bombeiros e será útil em casos de resgate caso sejam acionados.
A palestra teve interação prática onde os participantes revezavam em situações construídas pela palestrante. Durante toda a palestra uma mensagem ficou escrita: "Viva como se fosse morrer amanhã, aprenda como se fosse viver para sempre", de Mahatma Gandhi. Após a palestra aconteceu uma confraternização com pizza, surpresa do ciclista Pablo Rodriguez.


Outras imagens: