quinta-feira, 13 de junho de 2013

Desafio das Montanhas



O município de São Fidelis, localizado na região norte do Estado do Rio de Janeiro, recebeu quase 300 atletas de Mountain Bike para enfrentar um desafio desconhecido. Por ser a primeira vez que a cidade recebe uma competição de mtb-xcm, havia dúvidas sobre o que cada atleta encontraria pelo caminho.
Foram longos 59km na categoria Pro e desafiadores 42km na categoria Light.


Subidas intermináveis foram iguais para os dois trajetos: desafio total. 

 “Nunca vi um circuito light tão hard”, disse Rômulo Leal, da categoria Open Light.
A altimetria impressionou todos os participantes. As belezas naturais do percurso foram observadas por todos. O trajeto que cortava matas, pedreira abandonada, cachoeira e descidas extremamente rápidas causou grande satisfação e compensação do desgaste gerado pela altitude máxima que foi igual para todas as categorias.
O maior destaque ficou para a organização do evento. Quem olhou a arena com sua comunicação básica, onde tudo estava bem distribuído, não esperava um sucesso tão grande. Tudo foi se montando com um cronograma perfeito, se encaixando, até o ápice do evento que teve foco total no atleta.
“Foram mais de 80 pessoas no trabalho de apoio. Tivemos empenho total das secretarias municipais, principalmente do Esporte e Lazer, mais de 30 agentes de trânsito, secretaria de saúde com 2 ambulâncias com enfermeiro e médico,  um grupo de trilheiros de motos com mais de 20 pessoas, o Tiro de Guerra da cidade disponibilizando mais de 20 soldados, mais de 15 pessoas da organização além dos comissários federativos”, pontuou Lucas Muniz, organizador do evento.

Lucas Muniz, um dos organizadores do evento.

Para quem acompanhava os atletas, que estavam se divertindo e sofrendo pelas estradas da região, a surpresa foi fantástica. Cada atleta recebeu uma pulseira para acompanhante que dava direito a este de pipoca, algodão doce, pula-pula e um passeio de trenzinho de 2 andares por alguns pontos turísticos da cidade. As atrações não pararam por aí. Mostra de bicicletas antigas, apresentação de BMX Freestyle e para as crianças uma mini-pista que ficou simplesmente lotada. Todos os acompanhantes e familiares de atletas ficaram impressionados com a recepção.







E na chegada, após o sofrimento dos músculos no belíssimo trajeto, os atletas foram recebidos com banda de pop-rock ao vivo, prontamente receberam medalha de finisher e um kit composto por isotônico, água, biscoito e barra de ceral.

Marcio Gripp recebendo seu kit.

Perfeição foi a palavra mais usada para descrever o que aconteceu na primeira prova organizada pela Associação São Fidelis Ciclismo.
Tamanha repercussão instantânea que atletas de várias partes do Brasil começaram a aclamar que a etapa única do Campeonato Brasileiro de Maratona pudesse ser realizado na cidade de São Fidelis em 2014.
“Vamos levar essa vontade dos atletas para a CBC. Eu fiquei impressionado e tenho convicção que certamente seria um grande sucesso. Essa turma de São Fidelis criou um grande e belíssimo exemplo a ser seguido” disse Cláudio Santos, presidente da Fecierj.  
“A Fecierj, que em muitas provas auxilia na organização, em outras chega a organizar, aqui cumpriu seu dever real cuidando da parte técnica da prova. Todos do São Fidelis Ciclismo estão de parabéns”, ressalta Artur Castro, Vice-presidente da Fecierj.
O Desafio das Montanhas foi realizado no dia 9 de junho de 2013 foi realizado pela Prefeitura Municipal de São Fidelis através da Secretaria de Esporte e Lazer, com organização da Associação São Fidelis Ciclismo e Fecierj, supervisão da CBC e apoio do Tiro de Guerra de São Fidelis e da Bikero.

Kaio Cezar - Campeão Elite Masculino

KAIO CEZAAR (Phytomare / Cabral Bike Shop) - 02:48:03 - Campeão Elite e melhor tempo no circuito PRO.
FRANCISLEY SOARES ROHR - 02:11:47 - Campeão Open Masculino Light e melhor tempo no circuito Light. 
Resultados:

Pedalada das Crianças do Programa Eco Ostras

Volta Master - Sucesso!