terça-feira, 18 de setembro de 2012

DV nas Trilhas de RO

Olá amigos!
Com o apoio dos nossos irmãos do pedal, que compõem a BikeRO, iniciamos um projeto fantástico que está rendendo frutos bem rápido.
Imagine que você tem uma bike tandem (dupla) parada em casa, quase sem uso, passa a conhecer um projeto que motiva pessoas com deficiência visual e ainda cativa as pessoas que pedalam contigo. Esse foi o elo que uniu o prazer de pedalar com uma bike dupla dando uma "nova luz" a uma pessoa que não pode ver.
É um aprendizado diário, constante. Um contato onde um tem que aprender a confiar e outro tem que saber passar a confiança.
É um mundo que nós não podemos imaginar, assim como eles também não conseguem.
Mas são mundos conectados, que podem trazer histórias fantásticas.

Onde queremos chegar? Um grupo de DV's rodando conosco, curtindo exatamente o que nós curtimos!
E em 2013 nossa meta é trazer um encontro nacional do DV na Trilha para Rio das Ostras!

Esse projeto ainda traz uma carga de "bem estar" para quem pratica e quem acompanha.
Vamos acompanhar essa história?



“Dia lindo! Sol, mar tranquilo, céu azul, perfeito! Quem está comigo na bike tandem é Tadeu Jr. Ele não pode ver nada disso. Mas não quer deixar de sentir a brisa, sentir a velocidade, buracos e confiar plenamente em quem está à frente. Um verdadeiro nascimento para a BikeRO. Depois de 9 meses encontrei uma pessoa que poderá me ensinar muito sobre a vida e poderá dar exemplos significantes para o grupo. São 16 anos de superação diária. Agora, quer entrar de vez no MTB. Quer uma superação adicional. Ele entrou no grupo e vou contar como foi esse encontro que emocionou os presentes. Essa etapa será muito interessante, com um novo aprendizado e desafio. Vamos lá Tadeu! A BikeRO é toda sua!” – Eduardo Almeida – Guia.

"Demais cara! Demais! Nunca tinha sentido algo tão bom assim antes!" - Tadeu Jr. - DV.


DV nas Trilhas da BikeRO



A sigla DV vai acompanhar o grupo de ciclistas de Rio das Ostras enquanto existir. Depois que Tadeu Junior começou a “ver” o mundo das duas rodas sob uma perspectiva bem diferente da que ele mesmo pudesse imaginar, a BikeRO,  um grupo de ciclismo com base em Rio das Ostras com ações em vários outros municípios, representada neste projeto por Eduardo Almeida, conseguiu após 9 meses de busca, um deficiente visual (DV) que se dispusesse a participar de um projeto especial.
“Comprei uma bike tandem, essa bicicleta para duas pessoas, com o intuito de praticar Moutain Bike com minha esposa. Mas ela não se interessou da maneira como eu pensei. Então resolvi colocar um sentido no uso dessa bike para uma pessoa que topasse o desafio de formar uma dupla para entrarmos em competições”, relata Eduardo.
Ao pesquisar e analisar as atividades de um grupo de ciclistas de Brasília, chamado DV na Trilha, que surgiu a partir de um projeto social e ganhou força nacional, Eduardo, representante da Bikero fez uma busca silenciosa para encontrar um DV que  aceitasse esse desafio.
A primeira tentativa frustrada não desanimou. Passados três meses um novo candidato surgiu mas com sérios problemas familiares. Mais seis meses e surge um candidato real. Um DV super ativo, com total apoio familiar e com muita disposição para praticar atividade esportiva. Um ás no computador, que possui softwares especiais para comunicação, toca teclado muito bem, joga futebol com bola de guizo, já nadou e é excelente aluno, Tadeu aceitou o desafio de se tornar um Moutain Biker, com treinos progressivos para em breve entrar nas competições.
O grupo, BikeRO, o recebeu de braços abertos e as trocas de experiências já começaram a surtir efeito em vários integrantes, de igual maneira para o Tadeu.


DV na Trilha



A ação do grupo DV na Trilha (Brasília) é espetacular. Hoje já são mais de dez DV´s e seus guias praticando o MTB pelas trilhas da capital nacional. Todos os anos um encontro nacional é feito onde os  participantes –  DV´s, guias e familiares –  trocam experiências, debatem necessidades e participam de pedaladas, atividades e gincanas em várias cidades do país.



A BikeRO manifestou a vontade de receber um evento do DV na Trilha em Rio das Ostras. Agora, com um representante local, a busca para a realização desse evento passou para uma prioridade especial.
“Trazer para a nossa cidade essa experiência vai produzir um impacto muito grande. Não apenas para o MTB. Outros esportes que permitem a integração de portadores de deficiência, seja qual for, poderão utilizar esse exemplo e transformar essa mensagem em uma grande mobilização de inclusão social. Há benefício direto para o deficiente. E um benefício especial para quem apóia, está do lado e tem condição de acompanhar o esforço e desenvolvimento. É um aprendizado constante”.




Certamente, diante das ações que o grupo já desenvolveu, a realização do encontro nacional de DV´s praticantes de MTB não ficará na promessa. Essa missão será meta a ser conquistada.
Já existe uma pré-disposição do grupo nacional para que o encontro seja realizado em Rio das Ostras em 2013. Agora, é trabalhar para que, não só a cidade, mas todo o Estado do Rio de Janeiro, possam contemplar essa grande festa de integração social através de um esporte radical.
Mais informações sobre o DV na Trilha: http://www.dvnatrilha.com.br/



Mais sobre Tadeu



Com 16 anos de idade, podemos dizer que são 16 anos de luta diária para vencer os desafios que existem para qualquer pessoa que tem deficiência visual. Cada dia que passa uma nova conquista é feita. Adaptar é o segundo passo. O primeiro é compreender e cabe à família administrar esse desafio.

“Tadeu é um menino especial em todos os sentidos. Nunca me deu trabalho. Sempre desempenhou bem o que é solicitado, sabe suas limitações e sempre quer mais. Se já não bastasse os desafios do dia-a-dia, algumas aventuras ele mesmo corre atrás” relata o pai, que tem uma estrutura familiar com total apoio às necessidades do filho.



Para a família de Tadeu o desafio é um pouco maior. A irmã de Tadeu também é DV. Essa união e estruturação são fundamentais para que as necessidades sejam supridas e a inclusão seja um projeto diário e com resultados sempre positivos, mesmo sendo algo desafiador.
Dentro dessa esfera de dificuldades e conquistas, a família apoiou e entendeu que o esporte que Tadeu está adotando tem as mesmas características: desafio a todo instante. Isso é o MTB.


Bom aluno, músico, adepto de esportes e muito comunicativo, uma nova etapa da vida uniu Tadeu à BikeRO. De agora em diante, o grupo ganhou um filho mais novo para cuidar. Dessa união o resultado a ser colhido será apenas um: aprendizado. Essa é a palavra que vai reger uma série de desdobramentos para a família, o grupo, a cidade de Rio das Ostras e para o Estado do Rio de Janeiro.



O primeiro encontro

A manhã de sábado, dia 28/07, foi esperada minuto a minuto. Durante a semana que precedeu a data, após o acerto de detalhes com o pai de Tadeu, as informações necessárias para o contato inicial e testes com a Mountain Bike especial, foram colocadas em prática da forma correta para que Tadeu pudesse apenas se preocupar com a sua aprovação para o esporte.

No horário marcado, o primeiro encontro revelou a vontade que ambos, guia e DV, estavam para testar as habilidades de pilotar uma bicicleta dupla por trilhas.


No momento em que Tadeu iniciou o protocolo passado pelo grupo nacional DV na Trilha, onde começou a tatear a bicileta, sentiu as distâncias do equipamento, se posicionou sobre a bike e manifestou rapidamente uma grande vontade de sair pedalando. Nesse instante a emoção tomou conta dos presentes.







 O local escolhido para os testes foram as trilhas que se formam próximo das praias Virgem e Joana com saída da Praça da Baleia.
















Os primeiros comandos foram passados e sempre absorvidos rapidamente. A preocupação de Eduardo ainda era saber se Tadeu possuía o equilíbrio adequado e se respondia aos comandos na velocidade necessária.
Após as orientações sobre o que é o esporte e as noções básicas do funcionamento da tandem (que é a bicicleta dupla), era o momento de Tadeu se equipar com capacete e luvas e pedalar.
Quando a bicicleta se moveu e o vento começou a passar rápido dando a sensação de velocidade, Tadeu começou a gritar e dizendo que estava adorando. Umas manobras foram feitas e rapidamente Eduardo percebeu que o equilíbrio dele era perfeito.
As trilhas ficaram pequenas para o teste. Subida, descida técnica, frenagem e até mesmo uma subida por uma estrada abandonada, cheia de pedras fez parte do circuito de teste.
Todos os comandos de voz para andar, parar, curvas, proteção do rosto, buraco e pedras foram executados instantaneamente. Com o equilíbrio perfeito, talvez mais aguçado pela ausência de um dos sentidos, Tadeu estava aprovado para o novo esporte!


A primeira pedalada em grupo














Um treino foi organizado com alguns membros da BikeRO para que Tadeu tivesse seu primeiro contato com outros bikers. Circuito urbano com aproximadamente 20km foi o palco do primeiro encontro de Tadeu com seus novos colegas de esporte.
Mais uma vez o esporte mostrou que integra e promove um bem-estar inigualável. Quem esteve neste primeiro contato em grupo pode ver que Tadeu já começou a ter suas experiências. Estar ao lado de um DV pedalando, participando de um esporte que tem suas dificuldades naturais é realmente instigador e promove uma introspecção especial sobre o que são as nossas dificuldades seculares.
O trajeto escolhido foi realizado em tempo normal e os participantes já perceberam que Tadeu mostrava que uma grande energia estava pronta para ser utilizada nesse esporte.
O ciclismo sempre revela novas possibilidades. Essa foi a mais especial que aconteceu para a BikeRO, certamente para nosso DV também.


Tadeu influenciando a pedalada noturna da BikeRO
 Foto: Deork - Fotog. PMRO

Foto: Deork - Fotog. PMRO












A BikeRO realiza todos os meses em uma sexta-feira acordada pelo grupo, uma pedalada noturna até o distrito de Rocha Leão, saindo pela estrada do Contorno e retornando pela estrada da Reserva Biológica da União.
Todo o grupo estava querendo ver de perto o novo desafio de Tadeu: participar de uma pedalada por estradas de chão com mais de 45km de trajeto.
Com as preocupações da família, por ser a primeira vez que ele estaria percorrendo o trajeto, de noite, a BikeRO se mobilizou para montar um apoio com veículo para que a permissão dos seus pais fosse concedida.
Mas um outro problema estava começando, pois vários integrantes do grupo queriam participar dessa pedalada noturna. Então a solução era entrar em contato com a Guarda Municipal e tentar obter o apoio de uma viatura.
Feito este contato, a resposta positiva foi imediata, diante da apresentação da causa, onde um DV estaria fazendo sua estréia em trajeto por estradas de chão.
A Guarda Municipal de Rio das Ostras tem sido parceira dos eventos de ciclismo no município, sendo um diferencial importante para a realização de provas importantes, até mesmo as de nível internacional.
“A GM de Rio das Ostras deveria acompanhar todas as ações do ciclismo pelo Estado do Rio de Janeiro. Eles são a segunda melhor companhia municipal do país? Pra mim, não. São os melhores! Entenderam a importância do ciclismo e sabem que eles são a chave para o sucesso de qualquer prova” relatou Cláudio Santos, presidente da Federação de Ciclismo do Estado, em visita a Rio das Ostras.
O Cel Sergio Alves Pinto, secretário da SEMOC, aprovou a iniciativa da Pedalada da GM realizada em conjunto com o Campeonato Brasileiro Elite 2012 na cidade a partir de então a parceria com o grupo se estreitou. O superintendente de Prevenção à Segurança e Ordem Pública, João Henrique da Cunha, é responsável por receber e avaliar os projetos e pedidos da BikeRO nas questões do ciclismo no município.
Como a Guarda Municipal fez a escolta, integrantes que tinham vontade de fazer esse trajeto de noite, mas se sentiam inseguros, puderam participar. Foram 19 bicicletas e 20 ciclistas, contando com Tadeu que pedalava em uma bicicleta dupla, 1 viatura e 3 GM´s que formaram um pelotão rumo a uma aventura especial.
Essa pedalada noturna chamou a atenção por onde passou. Na cidade de Rio das Ostras e no distrito de Rocha Leão despertou a atenção e interesse das pessoas que acenavam para os ciclistas. Certamente é uma forma de atentar para o uso da bicicleta no lazer e na mobilidade urbana.
Tadeu concluiu sua aventura sem manifestação de cansaço já dizia que suportaria uma pedalada muito maior.
“É, pelo visto vou ter que treinar mais, porque Tadeu está evoluindo mais rápido do que eu estava imaginando” disse Eduardo, guia do DV.
A inclusão promovida pelo esporte, nessa caso o MTB, que surgiu pela vontade do Tadeu, abriu um precedente para uma nova relação entre a Guarda Muncipal e a BikeRO, onde a presença da corporação permitiu que mais ciclistas se agregassem ao movimento da pedalada noturna até o distrito de Rocha Leão.
Fica expresso o agradecimento da BikeRO para a GM de Rio das Ostras que sempre tem acolhido as necessidades do ciclismo.


Treinos, competições e futuro

Tadeu vai começar a receber um acompanhamento especial para que o treinamento seja produtivo. Em pouco tempo estará condicionado, fisicamente, para participar de competições pelo Estado do Rio de Janeiro e até mesmo em outras federações.
Ele vai aguardar ansiosamente a realização do Encontro Nacional do DV na Trilha em Rio das Ostras para trocar experiências e ser exemplo na cidade e no Estado.
Vai se dedicar aos estudos como sempre fez, pois isso faz parte do tratado para que ele pudesse treinar e usufruir dos benefícios do Mountain Bike e da prática saudável do esporte.



Agradecimentos:
Grupo DV na Trilha - Simone Fernandeshttp://www.dvnatrilha.com.br/
Exmo Prefeito Carlos Augusto Balthazar – Constante apoio para que as diretrizes de desenvolvimento do ciclismo em Rio das Ostras sejam prósperas.
Secretário SEMTIC Elvis Minguta – Apoio à BikeRO no projeto de desenvolvimento das ações em eventos esportivos com benefício turístico.
Secretário SEMOC Cel Sérgio Alves Pinto – Aplicação da força corporativa da Guarda Municipal para a segurança dos ciclistas em eventos e na questão urbana.
Superintendente GMRO João Henrique Cunha – Apoio, companheirismo e dedicação na causa ciclística de Rio das Ostras.
Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau - Paula Meireles – Apoio na divulgação das ações da BikeRO, sempre eficaz e com resultado positivo.

Um comentário:

  1. Belissimo trabalho, Dudu! Conte com a gente sempre que precisar!
    Paula Meireles
    Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau

    ResponderExcluir