quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mobilidade Urbana - Pedra Fundamental


Uma reunião que aconteceu na Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, no dia 27 de agosto de, dentro da Secretaria de Obras, contou com a presença do secretariado que estará envolvido diretamente nas questões de mobilidade urbana da cidade.
Após algumas solicitações que iniciaram nas redes sociais, o Projeto Rio das Ostras Cidade Bike (PROCB), criado na Secretaria de Esportes no início de 2013, rendeu seu fruto principal. O que era esperado para o fim da temporada eletiva, chegou após 7 meses de governo, demonstrando interesse político e integração entre secretarias com a finalidade de iniciar uma história positiva para a mobilidade da cidade.
A base da reunião agendada por Raphael Thuin, Subsecretário de Esportes, era mostrar que  o PROCB retiraria do esporte a essência básica para a implantação de políticas sobre a mobilidade.
Algo muito complexo, envolvendo desde calçadas, situações especiais para deficientes, até mesmo o uso e integração com transportes de massa, a mobilidade urbana ideal é um sonho para todos as cidades do Brasil. Umas em estado mais avançado de aplicação, outras que em 10 anos ainda não saberão o que é isso, todas têm a certeza que são sementes plantadas hoje que darão fruto amanhã. E é algo necessário para ser visto e revisto em caráter urgencial.
"A missão do Cel Edson, Secretário de Mobilidade Urbana de  Rio das Ostras, será facilitada pela integração do grupo Bikero com o governo municipal. Tudo o que sabemos e vivenciamos será passado, levantamentos serão feitos e experimentos serão criados. Teremos prazer em participar desse processo. Consideramos uma pedra fundamental colocada em um arco onde certamente vamos passar", relata Eduardo Almeida, comunicador e organizador de eventos do grupo.
O subsecretário de Segurança Pública, De Paula, engajou essa batalha a favor do início real das atividades em prol do futuro do município. "O ciclismo tem um papel muito importante quando falamos em mobilidade urbana. É um veículo não-poluente, individual, ideal para pequenas distâncias. Temos uma cidade plana, ideal para pedalar e temos que aproveitar os resultados desse projeto para conseguirmos alterar o rumo do trânsito que se torna cada vez mais complicado", disse.
"Temos que criar uma identidade de coesão, de coexistência e compartilhamento. Isso é o que queremos. Os ciclistas não querem ser marginalizados, não querem andar isolado do trânsito. Somos parte do trânsito e queremos ser vistos dessa maneira. Precisamos desenhar no chão se necessário for. Temos todas as ferramentas para usarmos o mesmo espaço, tanto pedestres, ciclistas e veículos. Campanhas e aplicação dos conceitos corretos", comentou Fred Medici, eleito pelo grupo como responsável por acompanhar e informar à Secretaria de Mobilidade Urbana as questões principais sobre o ciclismo dentro da mobilidade urbana.
Na reunião também esteve pautado o ciclismo como esporte, onde mostramos as necessidades pontuais para que a cidade continue a gerar campeões, mantendo a possibilidade de eventos que somam formadores de opinião ao grupo e que também resultam em mais benefícios para o PROCB.
"Não queremos uma ciclovia para treinamento. Só queremos sinalização e respeito. E não podemos exigir um se falta o outro. Conhecemos as dificuldades do esporte, embora crescente e forte tendência no mundo todo, nós aprendemos a conviver com os carros. E a nossa mensagem será sempre essa: a coexistência", resumiu Marcus Marques, integrante do grupo Coroas do Pedal, atleta amador, eleito para cuidar da parte esportiva do ciclismo de estrada na cidade.
Os primeiros passos foram dados. Algumas ferramentas a serem usadas já foram apresentadas. Será iniciado um período de estudos e experimentações. Após essa fase, a prática será inicializada de forma pontual como laboratório.
"É bom ver que a cidade comprou essa idéia e que tudo começou com a força do esporte. Vamos estar juntos, ensinando, vistoriando e cobrando. Além de ciclista somos cidadãos", comentou Fábio Calderaro, responsável por monitorar os projetos que estiverem relacionados com o município, tanto no esporte quanto na mobilidade, quando o assunto envolver o ciclismo.
O grupo estará dividindo informações e estará promovendo passeios urbanos com a finalidade de desmitificar o uso da bicicleta na cidade. Os passeios terão como roteiro as principais rotas seguras da cidade para fazer distâncias significativas, podendo até cruzar de norte a sul, mostrando os benefícios e facilidades do uso da bicicleta.
Alguns projetos do grupo de ciclismo serão iniciados em conjunto com os projetos da secretaria, e alguns vão ter grande destaque como o uso de bicicletas elétricas. É certo que todo o conjunto de ações venham fortalecer ainda mais os processos de estudo da mobilidade urbana.
A contribuição das partes que compõem o trânsito serão fundamentais para o sucesso da proposta e também para que Rio das Ostras seja reconhecida como uma cidade pioneira no interior do estado do Rio de Janeiro no uso do ciclismo como elemento inicializador da construção de uma Mobilidade Urbana Sustentável.

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