quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Preparação para a Copa Brasil de Paraciclismo


Nomes que não saíram da pauta da Bikero esses dias: DER, DET-DER, SEMEL, SETUR, PM, GM, CPB, CBC, Bombeiros, Mobilidade, Fecierj, entre outras siglas e palavras, tudo para que os verdadeiros guerreiros da bike possam fazer mais uma festa do ciclismo.
E se o assunto são as olimpíadas, vamos fechar o ano de 2013 com as paralimpíadas na ponta da língua.
A Fecierj (Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro) terá a grande oportunidade de acompanhar os trabalhos da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), como um aprendizado para desenvolver trabalhos com o ciclismo adaptado e paradesportivo dentro do Estado do Rio de Janeiro.
Já existem projetos iniciados, como podemos destacar a cidade de Cabo Frio, onde a ACICAF (Associação Ciclística de Cabo Frio), através de Josias Dias, tem desenvolvido ações para os paratletas.
Em Rio das Ostras um deficiente visual está iniciando suas atividades na bike tandem. E assim, pouco a pouco os trabalhos começarão a render frutos em um futuro muito próximo.

Projeto Rio das Ostras Cidade Bike
A escolha da cidade de Rio das Ostras para sediar este evento patrocinado pelo Ministério dos Esportes certamente foi influenciado pelo projeto.
Uma vez que a Fecierj tinha a oportunidade de ceder este evento para qualquer cidade do estado, o projeto fez com que a Rio das Ostras fosse palco de 8 provas até a presente data de novembro e ainda haverá mais uma em dezembro.
Modalidades como Audax (randonneur), moutain bike olímpico, ciclismo de estrada e bmx freestyle foram vistas por muitas pessoas da cidade que foram impactadas pelas provas.
O principal objetivo específico do projeto é alimentar dados para a melhoria da mobilidade urbana da cidade, resgatando a imagem histórica da bicicleta no município. Porém, consta no projeto uma abrangência de 3 anos até que surtisse efeitos positivos nessa área. E a surpresa é que apenas 8 meses foram necessários para que 3 integrantes da Bikero fossem chamados para participar da Revisão do Plano Diretor, trabalhando em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana, fornecendo dados para o PD.
Receber a Copa Brasil de Paraciclismo representa um coroamento dos trabalhos realizados até então, alimentando a Fecierj com provas de qualidade internacional, nacional e estadual, e por fim recebendo evento de máxima importância no campo do paraciclismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário