quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Secretaria de Mobilidade Urbana convoca reunião para iniciar projetos cicloviários


(foto: ABC Net - Divulgação)
  
Nesta 4ª feira, dia 15/01, foi realizada uma reunião na Secretaria de Mobilidade Urbana e Acessibilidade, com o intuito de repassar as informações sobre o andamento das pesquisas em relação à mobilidade urbana da cidade de Rio das Ostras.


"Temos muito a fazer em pouco tempo. Já enviei um cronograma ao Prefeito com as ações que serão priorizadas até o Carnaval, onde a questão das ciclovias, ciclofaixas e o teste com ciclofaixa funcional estão sendo focados", comentou Edson Luiz Pereira, secretário, que convocou a reunião.
De acordo com Adriano Almeida, que é Diretor Operacional de Trânsito, corrigir as ciclovias e implantar algumas ciclofaixas é um processo que vai auxiliar no andamento de outros projetos que já foram estudados, como exemplo, as alteração que são necessárias para corrigir a linearidade da ciclofaixa no entroncamento da Rod Amaral Peixoto com a Av. Gov. Roberto da Silveira. Para isto, será necessário criar uma área retangular com sinalização pintada que chama a atenção para a proibição de parar veículo interditando a via, como prevê multa pelo CTB, artigo 182: Proibido para o veículo:

"VII - na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres:

Infração - média;
Penalidade - multa;"


Nesta reunião esteve presente também Enemilton Gomes, que é Diretor Interino de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, tomando as devidas anotações para o início dos projetos. Presença também de Eduardo Almeida, representando a Bikero como sociedade civiil organizada e também fornecendo dados como Diretor de Projetos da Fecierj - Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.
 Em outros pontos, será necessário criar alguns elementos como caixas para redução de velocidade dos veículos com antecipação do ponto de decisão, implantação de lombadas em áreas próximas às ciclofaixas e cruzamento das ciclovias, implantação de defensas metálicas e demais ações.
Na Av. Gov. Roberto da Silveira por exemplo, já existe o pedido para implantação de lombadas para redução da velocidade dos carros. Além disso, contará com redução do número de retornos, dando mais segurança aos ciclistas e pedestres e também atendendo ao pedido dos comerciantes e moradores do local. A idéia é criar também um canteiro central com ciclovia compartilhada, melhorando a relação entre pedestres e ciclistas, além da sinalização que já se faz necessária.
A idéia é projetar ciclovias exclusivas e também as compartilhadas que já se tornaram necessárias para atender determinadas áreas, assim como as ciclofaixas.

 (Exemplo de ciclofaixa compartilhada - Transito em foco - Maringá(PR)

A Rua Bangu receberá estudos para a implantação de uma novidade que está em uso em grandes cidades do mundo e tem o perfil adequado de ferramenta para solucionar o problema de tráfego intenso de veículos e bicicletas: é a ciclofaixa funcional (alguns autores utilizam o termo ciclovia funcional), onde é montada uma separação com cones e os veículos são proibidos de estacionar durante o horário de operação da ferramenta de mobilidade urbana, que tem o auxílio de operação da Guarda Municipal.
A primeira rua a receber uma completa revisão será a rua Santa Catarina, em Cidade Praiana. Será estudada a implantação do sentido único, a lateralidade das vagas, inserção de ciclofaixa e sinalização completa. Servirá de modelo para o futuro da Rua Bangu.
Um importante processo será o de revisão das rotas, ciclovias e ciclofaixas existentes, com o projeto que já foi apresentado pela Bikero dentro do Projeto Rio das Ostras Cidade Bike, onde o Prefeito Sabino solicitou que as escolas, hospital e pronto socorro fossem atendidos pelo projeto cicloviário.
O mais importante de todo o processo das revisões será estudar o impacto em 7 pontos de entroncamentos entre ciclofaixas com ciclovias e principais avenidas, como a Rod. Amaral Peixoto, criando os elementos de integração entre modais de transporte, como os pontos de ônibus e vans com bicicletário anexo, formando um processo de mobilidade com real integração com os serviços que já são oferecidos atualmente.
"É muito bom ver que a priorização da bicicleta vai ajudar a antecipar projetos que já foram iniciados e corrigir alguns elementos do trânsito que interferem na segurança dos pedestres, ciclistas e também dos próprios motoristas. Mais uma vez mostra que a cidade de Rio das Ostras tem a preocupação de resgatar a bicicleta como meio de transporte, como era usado grandemente no passado. E também é pensar no futuro, onde a cidade será mais humanizada, priorizando corretamente o que solicita os códigos de trãnsito e também o plano diretor", encerrou Eduardo Almeida.
 

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