sábado, 24 de maio de 2014

Primeiro encontro para tratar do Plano Cicloviário de Macaé

Conceitos básicos da criação de um Plano Cicloviário foi apresentado em Macaé, em reunião que reuniu gestores municipais e ciclistas da cidade.

Foto: Tiago Guedes

No dia 21 de maio, às 19h, aconteceu a reunião proposta pela Fesportur de Macaé onde ciclistas e representantes de grupos de ciclismo, também de cicloativistas, onde foram convidados para uma apresentação elaborada pela Fecierj - Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.
A proposta inicial foi de nivelar o conhecimento em relação às diretivas e ferramentas que são usadas para compor um Plano Cicloviário.
"Muitas pessoas associam diretamente o plano cicloviário a um conjunto de ciclovias, quando na verdade está relacionado a um sistema de rotas cicláveis onde existem diversas ferramentas para proteger o ciclista, com segregação ou não do trânsito de veículos", comentou Eduardo Almeida, Diretor da Fecierj, palestrante.
No encontro vários órgãos da gestão municipal marcaram presença, como o Gabinete do Prefeito, Câmara Permanente de Gestão, Mobilidade Urbana, Comunicação e Planejamento.
Os ciclistas serão responsáveis por fazer levantamentos, coletar informações e relatar situações que serão compiladas pelo Planejamento e Mobilidade, onde a Fecierj será responsável por orientar e direcionar os passos para que seja definido um projeto que poderá estar incluído em um plano de mobilidade urbana, como é requerido pelo Ministério das Cidades, com prazo final em maio de 2015, sob pena de inviabilidade de aquisição de recursos de algumas verbas.
"Nosso papel não é o de fazer projeto, muito menos de assinar um ART ou RRT, mas sim de juntar as partes interessadas e aplicar a nossa experiência que o combate diário pelo ciclismo nos dá de bagagem. Não temos pretensão nenhuma de ensinar ninguém a trabalhar, mas de transformar ciclistas em peças fundamentais para o sucesso de qualquer Plano Cicloviário. Quando o usuário final tem as devidas condições de colocar a mão em um projeto, é nesse exato momento que a rota do sucesso fica traçada", reportou Cláudio Santos, Presidente da Fecierj, sobre o envolvimento da instituição em diversas ações relacionadas com a Mobilidade Urbana e Planos Cicloviários.
As ações terão continuidade e serão difundidas pelos representantes dos ciclistas da cidade. Estes participarão de todo o processo do projeto com direito garantido nesta reunião e supervisionado pela Fecierj.
No dia 10 de junho acontecerá uma Audiência Pública envolvendo o mesmo assunto. (Clique aqui)
Veja reportagem sobre este encontro emitida pela SECOM/PMM através do link:




Nenhum comentário:

Postar um comentário