Audiência Pública discute Plano Cicloviário
Jornalista: Tatiana GamaFoto: Tiago Ferreira
O Plano Cicloviário de Macaé foi discutido, na noite desta terça-feira (10), em audiência pública, na nova sede da Câmara Municipal. O encontro, de iniciativa dos vereadores Júlio Cesar de Barros e Luciano Diniz , é uma parceria dos poderes Executivo e Legislativo. A proposta do governo foi apresentar ações de melhorias para a mobilidade urbana e ciclistas. O vice-presidente da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Rodolpho Antônio de Oliveira Júnior, destacou o envolvimento de diversos órgãos da gestão municipal para a elaboração do plano. “A ideia é resgatar a qualidade de vida da população”, acrescentou.
Na audiência, foram debatidas a criação do bicicletário compartilhado, instalação de novas ciclovias, ligação da ciclovia do Parque de Tubos até o Lagomar, faixa compartilhada ou zona 30. O assunto também tem sido discutido em reuniões, realizadas entre representantes das secretarias de Mobilidade Urbana, Ambiente, Obras, Ordem Pública, Câmara Permanente de Gestão, Fesportur e o vereador Luciano Diniz.
O representante da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Almeida, afirmou que a cooperação técnica com a Prefeitura de Macaé começou com os encontros entre poder público e ciclistas, no último mês. Durante a audiência, foi apresentado um diagnóstico que aponta Macaé como terceiro município do estado a aderir ao programa “Rio - Estado da Bicicleta”, que visa estimular seu uso como meio de transporte, através de um trabalho de orientação da Secretaria Estadual de Transportes.
A elaboração do projeto terá ações como: eleição de representantes da sociedade civil organizada; levantamento das vias cicláveis da cidade; identificação de zonas urbanas e setorização; análise dos bolsões geradores e receptor de fluxo; criação das rotas; estudos dos tipos de elementos cicláveis que deverão ser utilizados de acordo com características das rotas; pontos de bicicletários; definição do projeto, análise orçamentária e outras.
Fonte: PMM/SECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário