sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Audax movimenta Rio das Ostras no final de semana


O circuito Audax colocou à prova mais uma vez a resistência e o preparo físico dos participantes neste final de semana, dias 2 e 3. Após 300 km de um percurso de ida e volta a Rio das Ostras passando pelos municípios de Macaé, Carapebus, Quissamã, 90 ciclistas completaram o circuito, iniciado na noite de sábado e finalizado na tarde deste domingo. 

Os atletas que terminaram a prova dentro do tempo limite de 20 horas receberam o brevê e estão classificados para a próxima etapa do Audax, com percurso de 400 km e data marcada para o dia 23 de agosto, também em Rio das Ostras. 

Nesta edição do circuito também foi realizado o Desafio 60 km, no qual 13 atletas puderam se aventurar, seguindo até Cantagalo e retornando à Praça da Baleia, em Costazul, tudo durante a noite. Este desafio permite aos iniciantes se habituarem a pedalar longas distâncias. 

O ciclista Luiz Otávio Bueno e Silva chegou às 5h30 de domingo. Ele abriu todos os Postos de Controle, sendo a melhor média horária das edições do Audax. O atleta campeão Marcio Gripp, de Rio das Ostras, participou apenas para incentivar o carioca Luiz Felipe Lopes, que chegou no sábado, às 20h, no Desafio 60 km. 

SUPERAÇÃO – O paulista Marcello Pimentel, que já se aventurou em diversas edições do Audax em Rio das Ostras e se prepara para obter o brevê para o Audax Paris 2015, acredita que a prova é um grande desafio. “Quando termino uma etapa fica a satisfação de ter conseguido e é isso que me impulsiona. Também gosto do espírito de cooperação entre os participantes. Quando alguém tem o pneu furado, por exemplo, sempre aparece um colega que para e ajuda. O importante é superar o cansaço e cumprir o percurso dentro do tempo limite”, revelou. 

Para o ciclista, a prova noturna exige cuidados extras, como coletes refletivos (que se iluminam com o farol dos carros) para aumentar a visibilidade, e capacetes com pisca-pisca e luzes. “Precisamos ser vistos pelos motoristas e também enxergar a estrada. Mas a prova noturna tem suas vantagens. Não precisamos pedalar com o sol forte nos castigando. De noite meu rendimento costuma ser melhor”, avaliou. 

A empresária Leonor Oliveira, do Rio de Janeiro, era uma das participantes mais empolgadas na fila para a largada. “Há quatro anos me dedico a pedalar longas distâncias. Com um ano de preparação participei da etapa de 200 km do Audax aqui em Rio das Ostras e consegui completar o percurso. Agora é terminar a prova de 300 km. Este é um teste de resistência e quero vencê-lo”, ressaltou. 

O Audax é uma prova realizada pelas Secretarias de Esporte e Lazer e de Turismo, com a organização da Pedal 2, apoio do grupo BikeRO e do Rio das Ostras Convention Bureau, e supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). Neste ano os atletas completam o brevê de 300 e 400 km para o Audax Paris em 2015, que acontece em agosto, na França. 

CIDADE BIKE – O Audax faz parte das iniciativas do projeto Rio das Ostras Cidade Bike, cujo objetivo é estimular o ciclismo como prática, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana. 

O projeto também visa incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras para os Jogos do Rio 2016.

 A empresária carioca Leonor Oliveira era uma das participantes mais empolgadas na fila para a largada do Audax, neste sábado.


Para o ciclista Marcello Pimentel, a prova noturna exige cuidados extras, como coletes refletivos e capacetes com luzes.


____
Texto: Leonardo Necco - SECOM - PMRO
Fotos: Mauricio Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário