quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Macaé pode ter projeto de ciclismo com retorno social

Projeto Esportivo de Ciclismo está sendo desenvolvido para a cidade com linhas de ação de retorno social na mobilidade urbana



Uma reunião realizada no dia 21 de janeiro, na Secretaria de Ambiente, foi uma solicitação do Secretário Guilherme Sadenberg, que manifestava preocupação com as ciclovias da cidade de Macaé, que estão sem nenhum trabalho efetivo até o momento.
"A bicicleta é um veículo que tem uma importãncia muito grande no assunto de meio ambiente e sustentabilidade. Queremos que Macaé seja uma cidade que venha a utilizar a bicicleta de forma maciça. Para isso temos que preparar o local, para depois incentivar e colher os benefícios de apoiar um equipamento não poluente e que diminui ainda mais a quantidade de carros e tempo de produção de gases nos engarrafamentos", comentou Guilherme.
O encontro foi arquitetado por Henrique Gama, Vice Presidente Esportivo da Fesportur, que já tinha em mãos um escopo desenvolvido por Tiago Guedes, morador de Macaé, tratando de um projeto com uma série de eventos de ciclismo e contrapartidas sociais ligadas à bicicleta, como pedaladas urbanas com sorteio e plantio de mudas, cadastramento de trilhas, aulas em escola e o principal: estudo básico da situação cicloviária da cidade e criação de um projeto base com metas.
A Fecierj - Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro - foi acionada para ser a proponente do projeto e responsável pelo estudo cicloviário para a mobilidade urbana. Representada por Eduardo Almeida, diretor de projetos, mostrou a capacidade da federação em realizar os eventos esportivos e também de montar o estudo inicial.
"Já temos experiência nesse tipo de levantamento e estudo, sabemos quais são os dados que realmente fazem a diferença. Já temos um projeto semelhante que já é sucesso e destaque nacional. Sabíamos que o grande desafio não seria criar o primeiro, mas implantar o mesmo modelo em outras cidades. O ciclismo é feito de desafios e montar essa parceria será uma aventura muito positiva para todas as partes", comentou Eduardo.
De acordo com Henrique Gama, "é muito bom ver que mais uma vez os benefícios do esporte transcendem a saúde física. Agora vamos começar a pensar na saúde da cidade também".
A proposta é que todas as secretarias da prefeitura se envolvam, de maneira que tanto as provas de ciclismo, quanto os projetos, possam ser ações orgânicas da instituição.

Volta Master de Ciclismo - 2013 - Macaé - Foto Hudson Malta - Bikebros




Pedalada urbana em Macaé - Foto: Hamilton Cardoso

________________________________
Texto: Leo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário