Preocupação com o ciclismo urbano mostra que existe projeto em andamento para que a lei básica do CTB seja aplicada em Rio das Ostras.
No dia 17/01, sexta, havia agendamento prévio para uma reunião na Secretaria de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, para tratar de uma revisão de projeto enviado pela Secretaria de Obras do município.
Com direção de Cel Edson Luiz Pereira, Secretário, os projetos da marginal da Rod. Amaral Peixoto, em frente ao bairro Âncora, foram colocados na mesa para que uma criteriosa revisão, baseada nos Manuais de Sinalização de Trânsito, fosse realizada.
A presença de William Elliot Nicolau, que é Guarda Municipal experiente na aplicação das normas dos manuais técnicos, pontuou as necessidades de alterações de sinalização horizontal e vertical, marcando os cruzamentos, paradas regulamentadas, pontos de ônibus e demais elementos do trânsito, julgando a ordem de importância para a implantação de cada sinal.
Como no local existe uma grande área destinada para uma ciclovia, com a revisão, a intenção é que o município tenha a primeira ciclovia dentro dos padrões internacionais, servindo como um grande corredor de escoamento do trânsito de bicicletas, que é comum no bairro Âncora.
"Participar desse projeto é gratificante. Já entendemos bem a necessidade da bicicleta como um veículo necessário para um trânsito humano e eficiente dentro das cidades. Mas vários municípios têm esquecido completamente disso e serão julgados negativamente. Ver esse cuidado hoje é perceber que um futuro muito favorável, para um trânsito sustentável, está por vir para Rio das Ostras", comenta Eduardo Almeida, Diretor da Fecierj e cicloativista da Bikero, grupo local de ciclismo.
Os cruzamentos da ciclovia com as ruas e avenidas foram revisados para que atendessem às normas de segurança impostas pelos órgãos nacionais de trânsito, com sinalização específica, tanto horizontal quanto vertical.
"Queremos mostrar que o pedido pode ser feito e quem ganha é a sociedade. Se a ordem é priorizar pedestres, depois bicicletas, depois os veículos automotores, temos que começar a implantar isso na sinalização. É o que fizemos aqui", comentou Cel Edson.
Pinturas especiais nos cruzamentos, além de sinalização de parada para os ciclistas onde os pedestres atravessam, serão novidade no município. Após a implantação da sinalização, a secretaria manifesta a necessidade de um projeto de "pedaladas" nessas novas ciclovias, de maneira que possam ser apresentadas à sociedade, além de mostrar os benefícios do uso da bicicleta como transporte urbano sustentável.
A promessa é de que o grupo seja chamado todas as vezes em que houver manifestação das secretarias, quando o assunto abranger o ciclismo.
Embora o projeto Rio das Ostras Cidade Bike 2014 ainda não esteja concretamente firmado com a Prefeitura de Rio das Ostras, Eduardo Almeida considera que o processo iniciado em 2013 terá uma continuidade plena, por conta do que o município já absorveu dos benefícios do ciclismo como esporte e da mobilidade urbana.
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Texto: Leo Lima
Fotos: Ricardo Machado
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