quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Curso Básico de Primeiro Socorros para Ciclistas

Palestra sobre Primeiros Socorros específica para ciclistas 
faz parte de conjunto de inciativas do 
Projeto Rio das Ostras Cidade Bike.


Ciclista Bruno Lima sendo resgatado após acidente, no distrito de Rocha Leão. 
Foto: Lia Vieira

O número de pessoas que têm aderido ao ciclismo como esporte é grande. Em Rio das Ostras as pedaladas são frequentes, com calendário semanal e aos finais de semana acontecem encontros entre diversos grupos de ciclistas. Muitos participam de eventos locais e em outras cidades, promovendo integração e momentos de lazer e atividade física.
Com o aumento de ciclistas tem crescido também o número de acidentes, desde pequenas quedas, que fazem parte do aprendizado daqueles que iniciam no esporte, como também acidentes com gravidade média e alta.
"Até o momento não registramos acidente grave que tenha terminado em óbito dentro do ciclismo esportivo da região. Os participantes têm o hábito de usar capacete, luvas, óculos e calçado fechado ou sapatilhas. Os integrantes dos grupos de ciclismo da cidade incentivam os demais a utilizar a proteção e certamente esse fato contribui para a redução da gravidade dos acidentes. O mais importante é que os ciclistas tem consciência da importância dos equipamentos de segurança,sendo mais cautelosos mesmo nas situações de trânsito urbano", afirma Eduardo Almeida, representante da Bikero, diretor da Fecierj - Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, residente na cidade.
Vladimir Paschoal Macedo, que iniciou no ciclismo esportivo há 9 meses, buscou um ambiente que lhe agradasse em uma atividade física que pudesse ofertar emoções diferenciadas daquilo que já havia experimentado, além de vivenciar uma boa integração social. Preocupou-se com seus "amigos de pedal" e buscou apoio junto à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras, para que uma palestra fosse feita exclusivamente para os ciclistas praticantes de Mountain Bike e Ciclismo de Estrada. "A motivação de buscar apoio para a realização dessa palestra se deu pela preocupação com o grande aumento de ciclistas e os incidentes que ocorreram. Percebi a importância de se difundir noções de primeiros socorros entre os ciclistas. Em alguns casos de acidentes o socorro pode demorar a chegar por estarmos em lugares distantes e essas noções podem ser decisivas. Além do mais essa palestra vai incentivar os ciclistas a fazerem cursos sobre primeiros socorros mais abrangentes", complementou Vladimir.
A palestra será ministrada no salão de festas do condomínio Village Marilea 1, no dia 11 de setembro às 19h. Os interessados deverão enviar email para bikeriodasostras@gmail.com com nome, RG e CPF. Não haverá taxa de inscrição, porém as vagas são limitadas.

Um comentário: