O italiano Marco Aurélio Fontana e a mexicana Daniela Campuzano foram os grandes campeões da Taça Brasil de Mountain Bike, disputada, neste domingo, 4, no Tayra Ecoparque, em Mar do Norte. Mais de 200 atletas de todo o mundo participaram da quinta edição da Taça, a quarta realizada no Município. No masculino, os brasileiros Henrique Avancini e Rubens Valeriano integraram o pódio em segundo e terceiro, respectivamente. No feminino, a brasileira Raiza Goulão ficou em 2º lugar, seguida pela italiana Eva Lechner, em 3º.
O prefeito Alcebíades Sabino celebrou a realização de mais uma importante prova de ciclismo no Município. “Recebemos com muita alegria estes atletas. Vale a pena todo o esforço que fazemos para receber a competição. Os moradores da cidade se envolvem e têm papel fundamental no sucesso do evento. Por sua topografia, Rio das Ostras tem vocação para o ciclismo e temos todas as condições de nos fixarmos como referência na modalidade”, destacou.
O presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj, Cláudio Santos, comemorou o sucesso do evento, que atraiu ciclistas de todo o Mundo. “Além da busca por pontos que podem valer a classificação para as Olimpíadas, os atletas também se prepararam para o evento teste dos jogos, que acontecem no próximo domingo, dia 11. Rio das Ostras abraçou o projeto, o que tem sido fundamental para o crescimento da prova”, reconheceu.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge, eventos como a Taça Brasil contribuem para a integração da população e o desenvolvimento da cultura da bicicleta.
PROVA – Bronze nas Olímpiadas de Londres, em 2012, Fontana, da equipe Cannondale Factory Racing, confirmou seu favoritismo com uma performance arrojada, completando as seis voltas do circuito com uma vantagem de mais de 1 minuto à frente do segundo colocado, o brasileiro Henrique Avancini, seu companheiro de equipe.
"O público foi fabuloso. Fiz uma boa corrida do início ao fim. Eu estou feliz, o circuito é muito técnico e ganhar é sempre muito bom. Agora é manter o foco na preparação para o evento teste na pista dos jogos olímpicos 2016", destacou o italiano, que completou a prova empinando a bicicleta, arrancando aplausos dos torcedores.
Depois de três dias indisposto e sob o risco de não disputar a prova, Henrique Avancini comemorou a segunda colocação. “Considerei não largar, mas fiz questão de prestigiar o evento, que acontece no meu Estado. Não estava no melhor das minhas condições físicas, mas adotei uma estratégia e consegui fazer uma boa prova”, destacou o atleta brasileiro, que lidera o ranking nacional e tem grandes chances de disputar os Jogos Olímpicos no Rio no ano que vem.
Avancini também atuou como anfitrião dos grandes nomes do ciclismo internacional no País. O convite do brasileiro foi fundamental para que a atual campeã panamericana, Daniela Campuzano, participasse da prova, de acordo com o técnico Octavio Vicente. Com vaga garantida nas Olímpiadas do Rio 2016, Daniela também confirmou seu favoritismo e subiu ao degrau mais alto do pódio. “Foi uma prova muito difícil, muito técnica, que exige bastante. Estou muito feliz com o resultado”, disse a atleta.
CIDADE BIKE – A Taça Brasil de Mountain Bike integra o projeto Rio das Ostras Cidade Bike, cujo objetivo é estimular o ciclismo como prática, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilidade e a mobilidade urbana. O projeto visa também incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para delegações estrangeiras para os Jogos do Rio 2016.
Texto: SECOM/PMRO
Fotos: Hudson Malta/BikeBros
Nenhum comentário:
Postar um comentário