quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Pedalada especial por Rio das Ostras: uma visão sobre a cidade

Trilhas planas, pequenos morros e montanhas ao fundo são as vistas típicas dos circuitos de Rio das Ostras.
Foto: Therbio Felipe

Pedalar na cidade de Rio das Ostras é sempre um prazer. A pouca altimetria dos circuitos torna a pedalada agradável aos iniciantes, ainda que o passeio siga por estradas de terra, trilhas de boi (single tracks) e trechos de mata. Uma característica marcante dos circuitos de Rio das Ostras é que facilmente as pedaladas podem ser finalizadas em pontos turísticos da cidade ou até mesmo na praia.
Essa foi a proposta para levar Therbio Felipe e Glauston Pinheiro para conhecer a zona rural do município, passando por diversos locais apropriados para a prática do mountain bike, terminando na Lagoa de Iriry, onde há lago e mar próximos, além de uma agradável área de lazer e integração.
Durante a pedalada os registros fotográficos buscavam revelar uma Rio das Ostras muito diferente do que se vende habitualmente. Sem as praias nas lentes, a vegetação bem típica da região dos lagos, com morros baixos e grandes montanhas no plano de fundo, somaram ao céu azul de brigadeiro, num dia de sol para ficar na história dos participantes.
Na noite anterior o mesmo grupo que estava a pedalar, ouviu a palestra de Therbio. Então, foi inevitável não prosseguir o assunto. Toda a beleza do conteúdo palestrado misturou-se às belíssimas paisagens das trilhas, ofertando uma pedalada ímpar, simples, porém histórica na interação.
Na visita a Rocha Leão, o reduto de ciclistas da cidade, a parada numa pequena padaria local, rendeu assuntos intermináveis sobre a importância do Projeto Rio das Ostras Cidade Bike, como propulsor do grande movimento regional e o crescimento impulsivo de usuários da bicicleta esportiva e competitiva.
Para todos os participantes desse simples "pedal" ficou um grande legado: para todas as pessoas que vermos pelo caminho, quando pararmos pra conversar, desejar o bem que nós temos ou queremos para nós. Essa é a esperança que podemos ter, de acreditar no ser humano, na sua capacidade e na vontade de querer que todas as coisas se vá bem, acima de qualquer religião ou credo. Uma paisagem sem pessoas, é apenas uma paisagem. Uma paisagem com uma pessoa, é uma história.


Parada obrigatória em Rocha Leão, distrito de Rio das Ostras. Ao fundo a Serra da Careta, que abriga trilhas muito técnicas. A estação de trem é ponto de encontro e local de muitas foto-recordações.
Foto: Therbio Felipe.


O 'pé-de-bike', como foi chamada a foto, mostrando para todos que a árvore dá frutos que saciam o corpo e alma de quem pedala.
Foto: Eduardo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário