quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Projeto Rio das Ostras Cidade Bike recebe Therbio Felipe e Glauston Pinheiro

Palestra de "Professor sobre Rodas" emociona alunos da Escola Municipal América Abdala.
Foto: SECOM/PMRO

O Projeto Rio das Ostras Cidade Bike - PROCB - que tem como objetivo a preparação da cidade para ser zona de aclimatação do ciclismo nas Olimpíadas Rio 2016, tem em seu objetivo específico a difusão de conceitos da ciclomobilidade nas escolas públicas.
Todos os anos o PROCB se integra às ações da Secretaria de Educação da Prefeitura de Rio das Ostras, onde um cronograma de palestras é montado para que crianças, adolescentes e adultos conheçam termos, regras e motivos para o uso da bicicleta como veículo de transporte e também para o esporte, na promoção de vida saudável.
Nesse ano de 2015, através de uma oportunidade ímpar, antecedendo as ações do "Um Dia Sem Carro" promovido na cidade do Rio de Janeiro, o estado recebeu a visita de Therbio Felipe, que é Professor Sobre Rodas, onde escolheu estar em qualquer lugar do Brasil para ensinar e mostrar às pessoas o sentido da vida sobre uma bicicleta, seja na cidade ou em viagens. Therbio é editor e redator da Revista Bicicleta, considerada o maior e mais difundido meio de comunicação especializada do ciclismo, tendo grande abrangência de assuntos do universo da bicicleta. Foi recebido por Glauston Pinheiro, que é arquiteto urbanista e mestre em Engenharia Urbana pela Coppe/UFRJ, também cicloativista das questões urbanas da bicicleta.
Com o intuito de averiguar o conteúdo da matéria dada aos alunos da rede pública, Therbio e Glauston assistiram a uma das palestras realizadas por Eduardo Almeida, idealizador e executor do PROCB na Prefeitura de Rio das Ostras. Therbio  fez questão de usar um espaço para mostrar aos alunos uma pequena parcela do seu vasto conhecimento de causa, impressionando todos os presentes.
Uma palestra exclusiva foi agendada para o Colégio Municipal Abdala onde Therbio ministrou pela 804ª vez, em 9 anos de projeto. Olhares atentos nas histórias contadas pelo cicloativista, emocionaram os alunos e demais presentes. Concentrado nas paisagens sem pessoas, também nas pessoas que nunca mais serão vistas, seja por morte ou porque nunca mais se encontrarão de fato, tudo entrelaçava ao final para demonstrar o quanto podemos viver e como podemos perseguir nossos sonhos e objetivos.
A Prefeitura de Rio das Ostras, pela Secretaria de Educação e também pela Secretaria de Transportes e Mobilidade, lançou nota em rede social pelo sucesso da empreitada no apoio extensivo dado por Therbio Felipe ao PROCB.


Eduardo Almeida palestrando sobre ciclomobilidade dentro do Projeto Sou + Bike da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Transportes.
Foto: Therbio Felipe



Troca de experiências entre Giliard Silveira (esq) da Secretaria de Segurança Pública, Therbio Felipe da Revista Bicicleta, Eduardo Almeida da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana e Glauston Pinheiro (dir), mestre em engenharia urbana e cicloativista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário